Notícias

bacildes conjunto penal itabuna

SUPERINTENDENTE DE RESSOCIALIZAÇÃO DA SEAP VISITA CONJUNTO PENAL DE ITABUNA E REFORÇA AÇÕES

O superintendente de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Bacildes Azevedo Moraes Terceiro, conheceu nessa quarta-feira (12), as instalações do Conjunto Penal de Itabuna, especialmente o Núcleo de Ressocialização. O gestor esteve acompanhado do diretor da Unidade, Bernardo Cerqueira Dutra, e da Gerência da empresa Socializa, que administra o presídio em regime de cogestão com o Governo do Estado.

A visita ocorre dias após o Setor de Educação da empresa ter conseguido matricular 24 reeducandos no Ensino Superior, sendo 23 na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e um na unidade local da Faculdade Anhanguera, antiga UNIME. Durante a visita, o superintendente fez questão de conhecer as salas de aula onde funcionam os colégios Adonias Filho, da rede estadual, e Lourival Oliveira, da rede municipal. Também recebeu atenção especial o projeto de Remição Pela Leitura Asas da Imaginação, que tem se destacado na Bahia, por ter expressiva participação de mais de 350 reeducandos, num universo de pouco mais de 800 pessoas em situação de cárcere na unidade.

A visita do superintendente se estendeu por todas as oficinas atualmente em funcionamento no Conjunto Penal, a exemplo do Corte e Costura, Artesanato, Salão de Beleza (masculino e feminino), Xadrez, música e marcenaria. O gestor aproveitou a visita para autorizar a ampliação da oficina de Corte e Costura, aumentando o número de reeducandos. Com isso, será retomada, imediatamente, a confecção de fardamentos e demais produtos na unidade, a fim de suprir, de forma sustentável, a demanda desses materiais na própria unidade local, bem como o fornecimento para outras unidades do sistema prisional baiano.

Unidade Produtiva Rural

O Conjunto Penal de Itabuna está saindo na frente com a implantação de uma Unidade Produtiva Rural, em uma área com mais de 12 mil metros quadrados, na lateral do próprio presídio. Com isso, será absorvido um grande número de reeducandos em trabalho com a terra, produzindo a limentos orgânicos, ao mesmo tempo em que trabalham pela remição da pena e ocupam o tempo ocioso com atividades produtivas.

De acordo com o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, o objetivo é inserir a produção hortifrutigranjeira no programa Bahia Sem Fome, do governo do estado. “Participei do lançamento do programa em Itabuna, com o governador em exercício Geraldo Júnior, e vi a dimensão da iniciativa do Governo. Queremos apoiar, e já transformamos o Conjunto Penal de Itabuna em um Ponto de Coleta de alimentos”, declarou Dutra.

Por Domingos Matos

Arquivos
Equipe de Barreiras visita Universidade do Estado para firmar parcerias
Abril Verde: Unidade de Itabuna promove curso e palestra para reeducandos
Vitória da Conquista: Campanha de Vacinação contra Influenza é realizada no Conjunto penal
Unidade de Barreiras promove evento em comemoração a horta orgânica
Internos do Conjunto penal de Itabuna tem acesso a 224 cursos profissionalizantes EAD

A equipe do Conjunto penal de Barreiras, participou de uma reunião na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para otimizar o núcleo de educação da unidade. O objetivo foi discutir

//
19 de abril de 2024

O conjunto penal de Itabuna, realizou no mês de abril, um curso de brigadista para os reeducandos que laboram nas áreas do corte costura e manutenção. O curso foi ministrado

//
17 de abril de 2024

O Conjunto penal de Vitória da conquista, iniciou a campanha de vacinação contra a influenza nesta nesta terça-feira, 16 de abril, para todos os colabores e internos da unidade prisional.

//
17 de abril de 2024

O mês de março foi marcado com o almoço da Colheita, realizado para os internos do CPBA, fato que marca a unidade depois de 8 meses de plantio na horta

//
11 de abril de 2024

O conjunto penal de Itabuna está proporcionando uma gama de oportunidades para os custodiados da unidade. Uma parceria da SEAP, por meio da superintendência de ressocialização sustentável (SRS), e instituto

//
10 de abril de 2024