Foi inaugurada na sexta-feira (30), a Sala da OAB no Conjunto Penal de Itabuna, A 1º Sala do Advogado nos presídios do Estado da Bahia. A construção da sala foi uma parceria entre a Socializa, OAB e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), representando o Estado.
A Sala da OAB foi batizada com o nome do advogado e professor Dr.Alberto Galvão. A cerimônia de inauguração, que contou com a participação do diretor operacional da Socializa, Dr Rodrigo Azevedo, de dezenas de advogados, além de representantes de clubes de serviço e de autoridades civis e militares, foi conduzida pelo Chefe de Gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), Dr. Carlos Sodré. A OAB foi representada pelo presidente da Seccional Bahia, Dr. Luís Viana Queiroz.
Dr. Carlos Sodré, afirmou que o ato era um momento histórico, pois resgatava a memória do professor Alberto Galvão, mas também porque simbolizava o resgate da dignidade do profissional que atende a seus clientes hoje encarcerados. Dr. Carlos Sodré também falou da necessidade, como estratégia imediata, da construção de mais unidades prisionais, como forma de minimizar a situação atual.
O presidente da OAB-BA, Dr.Luís Viana, afirmou que a inauguração de uma sala para advogados significa estender ao Conjunto Penal de Itabuna, a “Casa das Liberdades”. “Para nós, significa uma extensão da Casa das Liberdades, que é como nos referimos à OAB. É muito importante para garantir dignidade aos advogados e advogadas que possuem clientes no estabelecimento prisional”.
Já o secretário-geral da OAB-BA, Dr. Carlos Medauar, afirmou que após a inauguração da sala em Itabuna, outras unidades já estão demandando o mesmo equipamento. “Vamos estender para as unidades de Vitória da Conquista, Barreiras e Ilhéus, numa parceria com a empresa Socializa, que faz a cogestão das duas primeiras unidades com o Estado”.
Para o presidente da OAB-Itabuna, Dr. Ednilton Carneiro, a parceria com a empresa Socializa Brasil foi determinante para a construção da Sala da OAB. “Num momento em que passamos por dificuldades financeiras, a empresa assumiu a construção do espaço e hoje já estamos vendo outras unidades demandando. Para a OAB-Itabuna, é o resgate da dignidade dos colegas advogados na prestação de seus serviços no âmbito do Conjunto Penal de Itabuna”.