A socializa em parceria com a Superintendência de Ressocialização Sustentável (SRS), que cedeu as maquinas de costura, implantou o projeto Liberdade sustentável no CPVC.
O CPVC através deste projeto proporciona a formação profissional dos reeducandos, vislumbrando a emancipação socioeconômica e a construção da cidadania, permitindo que os reeducandos (as) ao regressarem a sociedade se tornem autônomos e adquiram condições de atuar no mundo do trabalho, na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, através da formação inicial e continuada de trabalhadores.
A demanda do Projeto Liberdade Sustentável no qual estão inseridos os módulos de Corte e costura: vestuário e modelagem; Fabricação de chinelos tipo Havaiana e serigrafia surgiu a partir do conceito de auto sustentabilidade da unidade prisional. Observa-se que alguns reeducandos já possuem algum conhecimento em atividades na área de corte e costura de modo informal, necessitando de qualificação profissional a fim de aprimorar seus conhecimentos técnicos que possibilitem o exercício de atividades vinculadas ao Projeto Liberdade Sustentável