Uma marca inédita foi alcançada após a apuração da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Vinte e três reeducandos do Conjunto Penal de Itabuna foram aprovados para ingressar na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O resultado é fruto de um trabalho conjunto da empresa cogestora Socializa, e as Secretarias Estaduais de Administração Penintenciária (SEAP) e Educação (SEC).
Também foi aprovado mais um reeducando por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), para a Universidade Santo Amaro (Unisa) na modalidade semipresencial. O Setor Pedagógico da empresa Socializa já está providenciando as matrículas dos novos aprovados e a frequência será definida por meio de decisão judicial.
O Diretor do Conjunto Penal, Bernardo Cerqueira Dutra, ressalta a importância do feito: “Dessa forma, este ano, temos 24 reeducandos sendo matriculados no ensino superior, um resultado expressivo para nossa unidade e para o sistema prisional estadual e nacional”, declarou.
O Sisu utiliza as notas do Enem para selecionar os candidatos para as vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior. O mesmo ocorre com o Programa Universidade para Todos (Prouni), que seleciona também por meio da nota do Enem, candidatos a vagas em instituições de ensino superior particulares.