Entre as diversas ações realizadas pela Socializa, o mês de março de 2023 foi contemplado com mais um projeto importante de ressocialização. O estímulo audiovisual do cinema está sendo utilizado como ferramenta para reflexão e educação de custodiados do Conjunto Penal de Lauro de Freitas.
Desenvolvido pelo núcleo de Pedagogia e Psicologia, o projeto intitulado “Cinema no Cárcere” teve a finalidade de levantar a reflexão da reconstrução de uma outra sociedade, na perspectiva de um outro olhar do mundo. O filme apresentado foi o drama norte-americano baseado em uma história real “Um sonho possível”.
Está explicito no art. 41, inciso V, da Lei 7.210 de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal – LEP), que assegura o Custodiado a “proporcionalidade na distribuição do tempo para o trabalho, descanso e recreação”. Nesta ótica, as atividades de recreação objetiva usar mecanismos para contribuir junto ao processo de ressocialização.
Portanto, baseado na legislação, essas atividades são de suma importância nos ambientes de privação de liberdade, sobretudo, acerca dos momentos vividos e educativos, junto a perspectiva ideológica da ressocialização, partindo de uma concepção de ressignificação do indivíduo social.