O Setor de Educação Física do Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS), iniciou no mês de julho, um projeto-piloto denominado “Circuito de Atividades Físicas”. Esse projeto tem como objetivo diminuir o tempo ocioso nas celas, possibilitando aos internos atividades lúdicas na promoção da saúde física e mental.
Os materiais utilizados foram exclusivamente confeccionados pelo setor e foram distribuídos em espaços delimitados dentro da sala para execução de atividades sistêmicas. Na atividade, são propostos jogos e o professor faz intervenções, mudando a dinâmica e proporcionando um momento lúdico, a fim de não se caracterizar um espaço de academia ou de treinamento de alto rendimento.
A resposta foi extremamente positiva, os internos participaram de todas as atividades propostas e entenderam os objetivos, que são a melhora na condição física, a diminuição do nível de estresse ou ansiedade, a promoção da interatividade e a ludicidade através dos jogos.
As ações têm o tempo máximo de 50 minutos e serão realizadas nas salas anexas, onde também são realizados os cultos ecumênicos e cursos dentro dos pavilhões.