“O êxito alcançado neste concurso é emblemático não só para o reeducando mas para toda equipe do Conjunto Penal de Lauro de Freitas, nos mostra que a educação oferecida às pessoas privadas de liberdade tem a mesma qualidade da que é ofertada aos demais alunos. O que é um grande orgulho para a secretaria.”
[ Archimedes Benicio – Diretor da Unidade]
A Defensoria Pública da União (DPU) divulgou, na tarde desta sexta-feira (17), o resultado de seu 3º Concurso de Redação. Com o tema “Mais Direitos, Menos Grades”, a ação teve 6.607 redações inscritas, sendo 5.044 de estudantes internos do sistema prisional.
O Conjunto Penal de Lauro de Freitas alcançou o 1°LUGAR na “Categoria Redação IV: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA – Educação de Jovens e Adultos, em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional brasileiro”. O reeducando E.M.F aluno das aulas preparatórias para o ENEM promovidas no Conjunto Penal teve o seu potencial para a produção textual observado através do olhar técnico e ressocializador da professora Susana Oliveira Dantas, responsável por motivar e capacitar o aluno para participar do concurso.
Os classificados em primeiro lugar em todas as categorias receberão um tablet e a professora da Empresa Socializa, que faz a administração do presídio em regime de cogestão com o Governo do Estado receberá um certificado de mérito.
O diretor da unidade Archimedes Benicio, disse que o resultado obtido reflete o papel ressocializador da educação para a sociedade. “O êxito alcançado neste concurso é emblemático não só para o reeducando mas para toda equipe do Conjunto Penal de Lauro de Freitas, nos mostra que a educação oferecida às pessoas privadas de liberdade tem a mesma qualidade da que é ofertada aos demais alunos. O que é um grande orgulho para a secretaria. ” Comentou.