Com a proximidade das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, voltado para a População Privada de Liberdade (Encceja PPL 2023), os 337 reeducandos do Conjunto Penal de Itabuna inscritos no certame estão em estado de pura expectativa. Para ajudar no controle das emoções e revisar os conteúdos estudados ao longo do ano, uma revisão em forma de aulão foi ministrada, na tarde desta segunda-feira (9), aos candidatos.
Marcada para os próximos dias 17 e 18, essa será a edição com maior número de inscritos do CPI. Na Bahia, o Conjunto Penal de Itabuna tem o maior número percentual de inscritos, com cerca de 40% dos mais de 830 custodiados na unidade.
A aula teve como carro-chefe as dicas finais para a elaboração da Redação, bem como interpretação de texto, matemática e ciências da natureza. O material pedagógico fornecido pela Seap foi complementado por duas apostilas elaboradas pela equipe pedagógica do CPI, para os concluintes do Ensino Fundamental e do Médio.
Mirando alto
Os reeducandos concluintes do Ensino Médio que são aprovados no Encceja tem a oportunidade de realizar, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e assim tentarem acesso ao Ensino Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
O aulão teve a participação do juiz da Vara de Execuções Penais, Antônio Carlos Madonado Bertacco, que fez a saudação inicial, com uma mensagem de incentivo aos participantes. “Mais do que a remição de pena, é uma oportunidade de acumular conhecimento e educação, que vão ajudar na transformação de cada um”.
Matéria publicada em 9 outubro, 2023 / Site: O trombone