A Socializa, empresa cogestora de administração prisional do Estado da Bahia, iniciou este ano um importante projeto de reinserção dos internos do Complexo Prisional de Barreiras – CPBA. O setor de psicologia da unidade, criou o curso preparatório para o exame nacional do Ensino médio (Enem). As aulas serão ministradas todas as sextas-feiras pelo professor Willamy Sheling, formado em Licenciatura em matemática e letras, pós-graduado em matemática, tecnólogo em processos gerenciais, analista comportamental e coach.
A finalidade da iniciativa é que as pessoas privadas de liberdade possam ter uma oportunidade de elevar a escolaridade e ingressar no Ensino Superior de educação prisional, visando a reinserção do apenado e contribuindo para a redução dos índices de criminalidade.
O formato e o nível de dificuldade das provas do ENEM PPL são os mesmos do tradicional e serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro. As inscrições vão ocorrer de 9 a 27 de outubro, e os resultados serão divulgados na mesma data do Enem regular, em 16 de janeiro de 2024.