Notícias

Instituto Pedro Melo e Conjunto Penal de Itabuna realizam1

INSTITUTO PEDRO MELO E CPI REALIZAM MAIS UMA ETAPA DO PROJETO CIDADANIA

“É essa identificação que permitirá o acesso aos programas sociais, aos serviços de saúde e previdenciários. Também é uma oportunidade para que, saindo do cárcere, possam retomar suas vidas exercendo a cidadania”
[Cinthia Hage- Assistente Social da SOCIALIZA no CPI]

Garantir a cidadania dos internos do CPI, por meio da identificação no Registro Geral (RG), possibilitando a retomada de sua vida social após o cumprimento da pena. Esse é o objetivo do Projeto Cidadania, realizado por peritos papiloscopistas ligados ao Instituto de Identificação Pedro Melo, que atuam no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Itabuna.

O projeto, realizado há mais de dois anos, teve mais uma etapa nesse sábado (25), quando os peritos atenderam mais 34 internos, que em breve receberão os documentos de identificação.

Após a coleta dos dados, é feita uma pesquisa minuciosa, para determinar se o interno já teve documentos de identidade ou se essa é a primeira via. São informadas todas as características físicas, que alimentam os bancos de dados estadual e nacional.

“Esses dados podem facilitar uma possível necessidade de identificação no futuro, mas no momento servem para confirmar se o interno já possuiu um documento de RG, o que resultaria na confecção de uma segunda via. O importante é que ele esteja devidamente identificado”, afirma o diretor-adjunto do CPI, sargento PM Bernardo Cerqueira Dutra, que acompanhou a ação.

O Serviço Social do Conjunto Penal colabora com o projeto, identificando e organizando os internos que não possuem esses documentos. “É essa identificação que permitirá o acesso aos programas sociais, aos serviços de saúde e previdenciários. Também é uma oportunidade para que, saindo do cárcere, possam retomar suas vidas exercendo a cidadania”, afirma a assistente social da SOCIALIZA no CPI, Cinthia Hage.

Arquivos
A Socializa e o seu zelo com a educação e seus resultados exitosos
Reeducandos de Itabuna produzem ovos de Páscoa para doação
Campanha de vacinação contra influenza no conjunto penal de Itabuna beneficia 1187 pessoas, entre internos e colaboradores.
Visita do Secretário com apresentação de roda de leitura e início de atividade de percussão.
Cinema no Cárcere no Conjunto Penal de Lauro de Freitas – CPLF

PENSAMENTO ESTRUTURADO, EXPRESSÃO PRECISA E IDEIAS CONVINCENTES O ano de 2026 já começa com muita alegria para o Estado da Bahia, para o Sistema Prisional Brasileiro e, mais ainda, para

//
2 de fevereiro de 2026

Internos do Conjunto Penal de Itabuna participaram, entre 7 e 11 de abril, de uma oficina de produção de ovos de Páscoa. A ação, parte do projeto “Confecção de Ovos

//
23 de abril de 2025

Nesta semana, o Conjunto Penal de Itabuna, cogerido pela Socializa em parceria com o governo do estado da Bahia, realizou a campanha de vacinação contra a influenza, beneficiando 1.187 pessoas,

//
16 de abril de 2025

Em 04 de abril de 2025 o Conjunto Penal de Lauro de Freitas é  palco do "Projeto Percussivo", atividade de percussão para homens privados de liberdade no Conjunto Penal. A

//
5 de abril de 2025

O mês de abril foi aberto com atividades destinadas ao lazer em diálogo com a psicoeducação. Entre os dias 01 e 02 do presente mês e ano a equipe pedagógica

//
4 de abril de 2025