O conjunto penal de Vitória da Conquista, iniciou a campanha outubro Verde, que tem por finalidade reforçar as ações de prevenção e controle das ISTS. Durante toda a ação foi realizada orientações acerca do tema, testagem rápida para detecção da infecção, além da Imunização contra influenza. Essa ação seguirá durante todo o mês, e já foram testados e imunizados 120 internos da galeria B do pavilhão I.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A sífilis adquirida apresenta-se quando sua transmissão ocorre pelo contato sexual desprotegido ou pelo contato com sangue contaminado. Já a forma congênita é transmitida da mãe para o feto durante a gestação/parto de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada. A campanha chama a atenção para as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Por meio da Lei nº 13.430, de 31 de março de 2017, instituiu-se o terceiro sábado do mês de outubro de cada ano como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita (transmitida da mãe para o feto).
A detecção e o tratamento precoce são fundamentais para evitar a propagação da doença. O tratamento é feito com uso de medicamento disponibilizado na rede pública de saúde. Apesar de ser uma doença tratável e curável, ela não gera imunidade.