Os agentes de Endemias do Munícipio de Vitória da Conquista, em parceria com a equipe técnica do CPVC, realizou uma palestra educativa do dia de combate a Dengue. A ação aconteceu na última segunda-feira 26 de fevereiro. O objetivo foi conscientizar sobre quais medidas e ações devem ser tomadas para a prevenção e eliminação de possível foco do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, também transmite os vírus de chikungunya, zika e febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.
Foi realizado um trabalho de conscientização com os custodiados sobre higiene e descarte de materiais que podem acumular água e se tornar foco de proliferação, além de alerta-los para o risco de contrair alguma das doenças transmitidas pelo Aedes. Todo o trabalho é voltado para saúde dos presos, agentes e técnicos presentes na Unidade Prisional.
Os sinais característicos incluem febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, cansaço, dor de cabeça, fraqueza e perda de apetite, bem como manchas vermelhas e erupções cutâneas. No entanto, é importante lembrar que a doença pode ser assintomática e é preciso tomar cuidado, já que infecções subsequentes podem agravar a situação. Em estágios avançados, a dengue pode causar graves hemorragias, intensas dores abdominais, vômitos e risco de morte.