No segundo semestre de 2022, a Socializa contratou um egresso do sistema prisional Baiano. Rui Barbosa dos Santos cumpriu pena na unidade de Itabuna, e além de conseguir uma oportunidade como auxiliar administrativo preposto junto a vara de execuções penais, se formou em Direito pela faculdade UNEX.
A colação de grau oficial aconteceu no dia 15 de agosto deste ano no Teatro Municipal Candinha Dórea, e a festiva será realizada em setembro, quando vai celebrar a conquista junto a amigos e familiares.
TRAJETÓRIA
A luta de Rui começou nas oficinas de Remição pela Leitura, na educação formal – que passou pela alfabetização, educação de jovens e adultos (na modalidade Tempo de Formação), na escola estadual que funciona anexa ao Conjunto Penal de Itabuna. Passou pelo crivo do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), com nota de 900 pontos na Redação.
Devido a dificuldades com a matrícula, não chegou a frequentar uma universidade pública, como sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio lhe autorizava. Mas isso não foi empecilho. Em 2018, num esforço conjunto da Direção do Conjunto Penal de Itabuna com o Setor Pedagógico da empresa Socializa, e o apoio decisivo do Ministério Público e da Vara de Execuções Penais, Rui foi matriculado em Direito numa instituição de ensino superior privada.
Estudando passou ao regime semiaberto, e com o benefício dos dias remidos fruto de estudo e trabalho na Unidade, foi ao regime aberto. Passou a frequentar a sala de aula sem a obrigatoriedade do retorno diário ao Conjunto Penal, e foi acolhido na Vara de Execuções Penais como estagiário. A efetivação aconteceu em setembro de 2022.
Rui contou que sua colação de Grau é uma vitória pessoal, e classificou sua conquista como um sonho de criança e um projeto de vida concluído. Sobre a oportunidade de trabalho oferecida pela Socializa, ele é só gratidão. ” Vejo a Socializa fazendo jus ao próprio nome e uma grande parceira. A oportunidade foi realmente de grande valia para mim, já que o egresso sai sem nenhuma fonte de renda e a mercê da própria sorte. Agradeço ao Gerente Yuri pelo olhar humanizado mesmo quando eu estava no cárcere”. Finalizou.
A vitória de Rui Barbosa dos Santos também é de todos aqueles que acreditam na Educação como ferramenta eficaz de ressocialização e inclusão. Uma vitória do Sistema Prisional e de toda a sociedade.