No dia 24 de setembro o Conjunto Penal de Itabuna realizou no seu espaço Educacional e de ressocialização o Aulão para o ENEM, com a presença do secretário de Cultura e professor, Jorge Portugal, ministrando voluntariamente aula de Língua Portuguesa e Redação para os reeducandos.
O aulão é preparatório para o ENEM de 2016 e funciona como uma revisão para os internos que concluíram ou estão estudando no sistema prisional e pretendem ingressar em uma universidade de ensino superior.
Em 2015, 890 internos baianos participaram do Enem e a expectativa é que esse número dobre este ano. Desses detentos, quatro tiveram aprovação e foram matriculados na Universidade Federal da Bahia. No CPI estão previamente inscritos para o ENEM esse ano173 internos.
A ação é organizada pela Socializa em parceria com Superintendência de Ressocialização Sustentável da Secretaria do Estado de Administração Penitenciária, com apoio das Secretárias de Educação, Cultura do Estado e a UNIME.
Assim como Jorge Portugal, outros professores serão voluntários nos aulões para preparação do Exame Nacional do Ensino Médio 2016 nas unidades administradas pela Socializa.