Notícias

socializa11

SOCIALIZA ESTEVE PRESENTE NA 1º REUNIÃO SOBRE INSERÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO RESSOCIALIZADORES EM OBRAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA.

A partir do diagnóstico que aponta um grande número de custodiados em condições legais para exercer trabalho externo, diversas instituições se reuniram, na manhã de quinta-feira (22), para discutir a possibilidade do convênio Ressocialização Pelo Trabalho, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e Município de Itabuna.

Participaram da reunião representantes da 13ª Promotoria de Itabuna, que propôs o encontro; Vara de Execuções Penais de Itabuna (VEP); Seap; Município de Itabuna; Conjunto Penal de Itabuna (CPI); Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais (Conap); e Defensoria Pública Estadual, os gerentes da SOCIALIZA no Conjunto Penal de Itabuna, Yuri Damasceno e João Sobral, representantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que faz um trabalho de evangelização no CPI e cedeu o espaço do encontro, e Moacir Borges Dias, pelo Conap.

O objetivo é inserir, inicialmente, em obras públicas municipais, pelo menos 60 custodiados, que estejam cumprindo pena no regime semiaberto. Para isso, de acordo com o representante da Seap, o diretor de Integração Social Aloísio Boaventura Nascimento, o município ou qualquer Pessoa Jurídica deve atender aos requisitos de habilitação para contratação com o serviço público, ou seja, possuir todas as certidões negativas de débitos junto aos órgãos federais.

Ele afirmou ainda que a Seap possui diversos programas de ressocialização, inclusive em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia e a Vara de Execuções Penais de Salvador, e que o objetivo é estender essas ações ainda mais, alcançando o interior. “Os desafios são grandes, mas esse é um caminho que entendemos como bastante promissor e estamos trilhando, indo cada vez mais longe”.

Novas obras

O sub-procurador municipal Tarik Vervloet Fontes, que representou o município, se mostrou bastante otimista, uma vez que o prefeito Fernando Gomes sinaliza com a contratação de diversas obras nos próximos meses. “Há previsão de diversas obras, inclusive em parceria com o estado, o que garante um espaço para implantação desse convênio. Vou comunicar à Procuradoria e ao Prefeito o que discutimos aqui para avançarmos nesse projeto o quanto antes”, declarou.

O juiz da Vara de Execuções Penais, Antonio Carlos Maldonado Bertacco, afirmou que essa é também uma forma de mudar a percepção da sociedade em relação aos custodiados do sistema prisional e dos egressos. “O fato de estarem trabalhando, sendo úteis e valorizados, passa uma mensagem de que a ressocialização é possível. Temos casos aqui de pessoas que recentemente saíram do presídio e estão totalmente reinseridos à sociedade”, afirmou, lembrando de dois egressos que saíram do cárcere para estudar em instituição de ensino superior em 2017.

Seleção

O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, capitão PM Adriano Valério Jácome da Silva, informou que a unidade possui 25 custodiados trabalhando internamente, e que possui uma equipe multidisciplinar de ressocialização composta por profissionais da SOCIALIZA pronta para fazer a seleção dos 60 homens que forem demandados pelo convênio. “Nosso corpo técnico e a equipe de ressocialização faz um trabalho constante nesse sentido, mas pode perfeitamente dar essas respostas específicas para a implementação desse convênio”.

Arquivos
Julho Amarelo: Conjunto Penal de Barreiras promove ação educativa de saúde
Vitória da Conquista: Curso de capacitação é ofertado para reeducandos
Unidade de Lauro de Freitas promove dia de  Cinema para reeducandos
Socializa participa do Chocolat Festival 2024 em Ilhéus
Conjunto penal de Lauro de Freitas promove feira de saúde

A campanha nacional Julho amarelo é dedicada ao combate de hepatites virais. Pensando nisto, o Conjunto Penal de Barreiras reforçou as ações de vigilância, prevenção e controle da enfermidade. A

//
26 de julho de 2024

No período de 13 de junho a 23 de julho de 2024, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista promoveu curso de sublimação e serigrafia para 13 internos que fazem

//
24 de julho de 2024

O Conjunto Penal de Lauro de Freitas iniciou o segundo semestre com o projeto; "Cinema no Cárcere", idealizado e executado pelo setor pedagógico da unidade. Os internos puderam assistir filmes

//
23 de julho de 2024

A 38º edição do Chocolat Festival Bahia, aconteceu em ilhéus entre 18 à 21 de julho, no centro de convenções da cidade. O evento contou com cerca de 200 produtores

//
22 de julho de 2024

A Socializa em parceria com a SEAP, promoveu nos dias 15 e 16 de julho, uma feira de saúde no conjunto penal de Lauro de Freitas. Nos dois dias, 40

//
18 de julho de 2024