Notícias

FRENTE DESENCARCERA 02

REPRESENTANTES DA FRENTE DESENCARCERA SÃO RECEBIDAS NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA

Com objetivo de tratar de uma agenda pelo desencarceramento e pela luta por direitos e garantias para reeducandos e reeducandas e seus familiares, o diretor do Conjunto Penal de Itabuna (CPI), Bernardo Cerqueira Dutra recebeu, manhã de quarta-feira (8), as representantes da Frente Estadual pelo Desencarceramento – Desencarcera Bahia, Elaine da Paixão e Roseana dos Santos, além do advogado André Simas Sacramento, que presta assessoria jurídica ao movimento, por meio da Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR). A reunião contou com a participação do gerente administrativo da Socializa, Yuri Damasceno.

Entre as pautas, foram discutidas estratégias de acolhimento aos familiares que visitam no CPI, uma vez que, de acordo com o Provimento 001/2023, da Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia, o Conjunto Penal de Itabuna irá receber pessoas privadas de liberdade de 30 comarcas – antes eram 17. “O planejamento já era fazer adequações para o melhor acolhimento dessas famílias, e com o novo Provimento, essa necessidade se tornou ainda mais premente”, afirmou o diretor Bernardo Dutra.

A representante da Desencarecera Bahia, Elaine da Paixão, destacou que a Unidade apresenta aspectos positivos, a começar pela abertura ao diálogo, bem como a parceria com o Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, nos limites da institucionalidade. “Queremos somar esforços com todos que já lutam por direitos dos encarcerados no âmbito do Conjunto Penal de Itabuna. Existem pontos a serem ajustados, e acredito que o diálogo é a melhor ferramenta para alcançarmos metas e objetivos”, declarou.

Elaine da Paixão apresentou demandas de familiares, das quais teve conhecimento em escuta informal, que diziam respeito a uma suposta proibição do acesso de crianças na unidade. A informação foi imediatamente negada pela direção. “Ficamos felizes com a informação de que esse direito é respeitado, e vamos repassá-la aos familiares”.

A ativista afirmou que o objetivo da visita a Itabuna é justamente iniciar uma formação com os familiares e as pessoas encarceradas, a fim de implantar um núcleo do Desencarcera na região. Em uma visita às reeducandas da unidade, a equipe distribuiu cartilhas sobre o movimento e as orientou sobre a necessidade da articulação.

“Também temos que pensar que esse tempo que passamos aqui não é vão. Participem de todas as atividades, cursos e projetos oferecidos pela Casa, e todas, quando saírem, já não serão as mesmas que entraram. Verão que outros caminhos são possíveis, como foi para mim, que sou uma sobrevivente e hoje ganho a vida com minha profissão”, testemunhou Roseana dos Santos.

Reunião no Ministério Público

No dia anterior, terça-feira (7), uma reunião de alinhamento, entre o Ministério Público, Direção, Gerência e representantes do Setor Pedagógico do Conjunto Penal de Itabuna, Direção e Coordenação Pedagógica das escolas das Redes Estadual e Municipal, foi palco da discussão do ano letivo na unidade prisional, bem como de diversas ações no âmbito da ressocialização. Nesse evento, as representantes do Desencarcera participaram como ouvintes.

Nessa condição, de acordo com a ativista Elaine da Paixão, pode se perceber que existe na unidade diversas iniciativas voltadas à Educação, com grande potencial de transformar a vida das pessoas ali encarceradas. “São ações que fazem com que os reeducandos possam ter a oportunidade de sair da condição de encarceramento trilhando novos caminhos”, observou.

Matéria Publicada em 9 fevereiro de 2023 no portal O TROMBONE: Representantes da Frente Desencarcera são recebidas no Conjunto Penal de Itabuna » O Trombone

Arquivos
Equipe de Barreiras visita Universidade do Estado para firmar parcerias
Abril Verde: Unidade de Itabuna promove curso e palestra para reeducandos
Vitória da Conquista: Campanha de Vacinação contra Influenza é realizada no Conjunto penal
Unidade de Barreiras promove evento em comemoração a horta orgânica
Internos do Conjunto penal de Itabuna tem acesso a 224 cursos profissionalizantes EAD

A equipe do Conjunto penal de Barreiras, participou de uma reunião na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para otimizar o núcleo de educação da unidade. O objetivo foi discutir

//
19 de abril de 2024

O conjunto penal de Itabuna, realizou no mês de abril, um curso de brigadista para os reeducandos que laboram nas áreas do corte costura e manutenção. O curso foi ministrado

//
17 de abril de 2024

O Conjunto penal de Vitória da conquista, iniciou a campanha de vacinação contra a influenza nesta nesta terça-feira, 16 de abril, para todos os colabores e internos da unidade prisional.

//
17 de abril de 2024

O mês de março foi marcado com o almoço da Colheita, realizado para os internos do CPBA, fato que marca a unidade depois de 8 meses de plantio na horta

//
11 de abril de 2024

O conjunto penal de Itabuna está proporcionando uma gama de oportunidades para os custodiados da unidade. Uma parceria da SEAP, por meio da superintendência de ressocialização sustentável (SRS), e instituto

//
10 de abril de 2024