Notícias

ped1

PRONATEC E CONJUNTO PENAL DE ITABUNA PROMOVEM CURSO DE PADEIRO

Terá início nos próximos dias, no Conjunto Penal de Itabuna (CPI), um Curso Profissionalizante de Padeiro, ministrado pelo Pronatec, em parceria com a unidade prisional. Na manhã de sexta-feira (5) foi realizada a aula inaugural, com a equipe de professores do programa e profissionais da área de ressocialização do CPI. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, e forma milhares de técnicos por todo o país.

A primeira turma será formada por 15 participantes, todos do regime semiaberto, que assistiram à aula inaugural e já se declararam ansiosos para o início das aulas. O curso será ministrado por profissionais da área de panificação, além de uma equipe multidisciplinar, que coordenará os aspectos pedagógicos, nutricionais e de gastronomia, além de um psicólogo e um chef de panificação.

O evento foi aberto pelo diretor do CPI, Capitão PM Adriano Valério Jácome da Silva, e teve a participação do diretor-adjunto, Bernardo Cerqueira Dutra, do coordenador de Segurança, Fábio Vivas, e da gerência da empresa Socializa – Soluções em Gestão, Yuri Damasceno (operacional) e João Sobral (administrativo), além de representantes de todo Corpo Técnico e equipe de Ressocialização da unidade. Participaram ainda o coordenador estadual do Pronatec, Thiago Guedes Viana, e o coordenador local, Lucaseri Limoeiro Ribeiro, além dos professores que ministrarão o curso nos próximos dias.

O diretor observou que essa é uma grande oportunidade que é oferecida a cada um dos cursistas, que podem transformar sua história a partir do conhecimento que irão adquirir. “Se cada um dos senhores acreditar e se dedicar, com certeza terão condições de dar um novo rumo a suas vidas a partir desse conhecimento. Vocês sairão daqui habilitados a trabalhar em qualquer panificadora. Portanto, se dediquem e aprendam, porque o conhecimento adquirido, só Deus tira”.

O curso foi resultado de um esforço da Superintendência de Ressocialização Sustentável junto à coordenação do Pronatec no estado. “Destaco e agradeço aqui o esforço do superintendente de Ressocialização Sustentável, Dr. Luiz Antônio, que não mediu esforços para que este momento se tornasse realidade. Este é mais um grande passo na trilha da ressocialização, que é o fim maior de qualquer unidade prisional e à qual o interno é apresentado desde sua chegada”.

Investimentos

O Conjunto Penal de Itabuna possui uma unidade de panificação, que fornece pães e outros alimentos para os internos. Essa unidade acaba de receber investimentos em seu maquinário e equipamentos, a exemplo de uma massadeira, cilindro, mesa e armários inox.

O empresário Júlio César Santos, da empresa Requinte Pães, que opera o serviço de panificação na unidade, diz que o investimento vai melhorar o atendimento às demandas do Conjunto Penal e também do curso de padeiro. “Quero parabenizar a direção do presídio e a empresa Socializa e dizer que, como empresário do setor, observo que essa mão-de-obra qualificada faz grande diferença”.

Para ele, um padeiro qualificado hoje não fica desempregado, porque há uma grande escassez desses profissionais no mercado.

ped3

ped2

Arquivos
Vitória da Conquista: Curso de capacitação é ofertado para reeducandos
Unidade de Lauro de Freitas promove dia de  Cinema para reeducandos
Socializa participa do Chocolat Festival 2024 em Ilhéus
Conjunto penal de Lauro de Freitas promove feira de saúde
Secretário concede entrevista ao A tarde e garante que Ressocialização será pilar da SEAP

No período de 13 de junho a 23 de julho de 2024, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista promoveu curso de sublimação e serigrafia para 13 internos que fazem

//
24 de julho de 2024

O Conjunto Penal de Lauro de Freitas iniciou o segundo semestre com o projeto; "Cinema no Cárcere", idealizado e executado pelo setor pedagógico da unidade. Os internos puderam assistir filmes

//
23 de julho de 2024

A 38º edição do Chocolat Festival Bahia, aconteceu em ilhéus entre 18 à 21 de julho, no centro de convenções da cidade. O evento contou com cerca de 200 produtores

//
22 de julho de 2024

A Socializa em parceria com a SEAP, promoveu nos dias 15 e 16 de julho, uma feira de saúde no conjunto penal de Lauro de Freitas. Nos dois dias, 40

//
18 de julho de 2024

O novo Secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), José Carlos Souto Filho, concedeu uma entrevista ao grupo a tarde, e destacou mudanças que estão sendo feitas

//
17 de julho de 2024