Notícias

rosaCapa

OUTUBRO ROSA NO CPI: MULHERES TEM PALESTRAS E CONSULTAS COM MASTOLOGISTA

As mulheres custodiadas no Conjunto Penal de Itabuna (CPI) recebem, ao longo desse mês, diversos atendimentos por ocasião da campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama, promovida na unidade pela empresa Socializa. A campanha teve início na segunda-feira (14), com palestras do Grupo Se Toque, formado por voluntárias que acompanham mulheres que enfrentam a doença, bem como orientam sobre a prevenção.
Além do Se Toque, a programação teve participação de estudantes de Enfermagem e Farmácia da Unime, que orientaram as internas a respeito de mitos e verdades sobre o câncer de mama e, de forma prática, como detectar, com o autoexame, alterações nas mamas que podem ser relacionadas à doença. Já as estudantes de Farmácia fizeram atendimentos com aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidados com a saúde.
A equipe de Nutrição do CPI também prestou orientações, em forma de palestra, a respeito dos cuidados com a alimentação para ajudar na prevenção à doença. Outra participação importante foi do grupo O Boticário, que ofereceu momentos de beleza para as mulheres, com dicas de maquiagem e demonstrações para diversas delas.


Consultas
As internas foram ainda beneficiadas com a realização de consultas com uma mastologista, que segue atendendo a todas, durante o mês de outubro. Na consultas, o exame das mamas, feito pela especialista, pode ser o diferencial para garantir um tratamento adequado, em caso de detecção de algum nódulo suspeito. Caso sejam detectadas anomalias, todas serão encaminhadas para exames de mamografia, a fim de garantir o atendimento completo às pacientes.
Atualmente, cerca de 60 mulheres estão custodiadas no Conjunto Penal de Itabuna, e todas são beneficiadas com a campanha.

Arquivos
A obra literária Ainda Estou Aqui é utilizada pela oficina de leitura no Conjunto Penal de Vitória da Conquista
História que Inspirou Filme Indicado ao Oscar Ganha Espaço em Oficinas de Leitura no Presídio de Itabuna
Campanha Janeiro Branco promove saúde mental no presídio de Lauro de Freitas
Internos do Conjunto Penal de Barreiras Participam de Curso de Fabricação de Blocos e Pré-Moldados
Conjunto Penal de Lauro de Freitas promove curso técnico para reeducandos

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista está desenvolvendo o projeto "Remição pela Leitura", baseando-se no livro ‘Ainda estou aqui’, de autoria de Marcelo Rubens Paiva.Esta obra ganhou notoriedade com

//
30 de janeiro de 2025

O Conjunto Penal de Itabuna, no sul da Bahia, e a Academia do Oscar têm um ponto em comum: o livro Ainda Estou Aqui. A obra, que inspirou o filme

//
24 de janeiro de 2025

O presídio de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, foi palco de ações da campanha Janeiro branco, dedicada a conscientização sobre saúde mental. A iniciativa que ocorre em

//
10 de janeiro de 2025

O Conjunto Penal de Barreiras deu início a mais uma iniciativa de ressocialização em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Desta vez, 41 internos foram contemplados com

//
16 de dezembro de 2024

A oferta de cursos técnicos em presídios é uma iniciativa importante para promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Em Lauro de Freitas, ações desse tipo têm se destacado

//
10 de dezembro de 2024