O Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS) realizou desde início do mês, um ciclo de oficinas terapêuticas e práticas corporais esportivas com os internos em salas de aulas, em alusão à campanha do Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental.
Contemplando as cinco galerias, a campanha ofereceu ações dinâmicas e reflexivas como redutores de ociosidade durante o período, que coincide com as férias escolares na unidade.
A ação foi desenvolvida pelos setores de Educação Física, Psicologia e Terapia Ocupacional, realizando atividades multidisciplinares nas salas de aula, unindo as Práticas Corporais Esportivas com as Oficinas Terapêuticas de Mandalas.
Os internos demonstraram alegria, descontração e pensamentos positivos, externando lembranças de infância, reconstrução de laços sociais e/ou laborativos, através das próprias falas e representação de pinturas nas mandalas.
Estas oficinas proporcionam expressões corporais e das emoções, criatividade, autocrítica, relaxamento, reconhecimento corpo-mente, minimizando os sentimentos negativos da privação de liberdade.
O ciclo de oficinas, será finalizado com uma exposição artística das pinturas de mandalas feitas pelos internos.