Notícias

01

“NOVEMBRO NEGRO” LEVOU CULTURA E INFORMAÇÃO A INTERNOS DO CPMS

Foi realizado, nos dias 19 e 21 de novembro, a campanha “Novembro Negro” no Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS). A ação contemplou 366 internos, nas cinco galerias nos dois pavilhões e teve a participação das gerências administrativa e operacional, representadas pelos gestores Glauber Albuquerque e Jorge Campos.

A campanha teve intervenções como “Roda de conversa”, “Explanação sobre a Capoeira” e Palestras com objetivo interativo, informativo e socializador.

A terapeuta Ocupacional Ivie de Albuquerque conduziu a abertura e fechamento da ação, explanando a temática da campanha através de mensagens de Nelson Mandela, externando pensamentos positivos de igualdade e respeito entre todos.

Em seguida, a pedagoga Renécia Figueredo falou sobre os conceitos educacionais e cidadãos, perante a importância do conhecimento de datas comemorativas e históricas, fortalecendo o entendimento da temática da Consciência Negra.

No dia 19, pela manhã, a professora Rosângela Conceição Santos ministrou palestra com a “Consciência Negra na sua contemporaneidade”, trazendo noções sobre a origem e significado da data, os desafios encontrados na sociedade, marcos e personagens históricos, como Zumbi dos Palmares, além de citações do poema Navio Negreiro.

Na parte da tarde, o colaborador Revardiêre Assunção, advogado da Unidade, discorreu a temática “Discriminação Positiva”, expondo sobre a legislação vigente que tutela a isonomia racial, além da explanação da política pública de ações afirmativas, tudo reforçado pela criação de órgãos públicos de efetivação do enfrentamento à discriminação em sintonia com o Estatuto da Igualdade Racial.

Também participou o colaborador Alex Pereira, professor de Educação Física, que explicou a origem da Capoeira, sua história, tipos de modalidades, instrumentos e o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Ainda nessa temática, o professor oportunizou aos internos uma dinâmica através dos fundamentos da Capoeira com a participação de todos, sendo essa muito bem aceita pelos mesmos.

Toda a campanha teve seu trabalho desenvolvido de forma positiva, com a participação de todos os envolvidos, do Corpo Técnico ao setor de TI, segurança e gestores em geral, devido à importância da temática, que foi plenamente reconhecida pelo corpo funcional como de grande importância para os reeducandos, valorizando assim mais uma Campanha mensal – a do “Novembro Negro” (Consciência Negra).

03

05

04

02

Arquivos
Julho Amarelo: Conjunto Penal de Barreiras promove ação educativa de saúde
Vitória da Conquista: Curso de capacitação é ofertado para reeducandos
Unidade de Lauro de Freitas promove dia de  Cinema para reeducandos
Socializa participa do Chocolat Festival 2024 em Ilhéus
Conjunto penal de Lauro de Freitas promove feira de saúde

A campanha nacional Julho amarelo é dedicada ao combate de hepatites virais. Pensando nisto, o Conjunto Penal de Barreiras reforçou as ações de vigilância, prevenção e controle da enfermidade. A

//
26 de julho de 2024

No período de 13 de junho a 23 de julho de 2024, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista promoveu curso de sublimação e serigrafia para 13 internos que fazem

//
24 de julho de 2024

O Conjunto Penal de Lauro de Freitas iniciou o segundo semestre com o projeto; "Cinema no Cárcere", idealizado e executado pelo setor pedagógico da unidade. Os internos puderam assistir filmes

//
23 de julho de 2024

A 38º edição do Chocolat Festival Bahia, aconteceu em ilhéus entre 18 à 21 de julho, no centro de convenções da cidade. O evento contou com cerca de 200 produtores

//
22 de julho de 2024

A Socializa em parceria com a SEAP, promoveu nos dias 15 e 16 de julho, uma feira de saúde no conjunto penal de Lauro de Freitas. Nos dois dias, 40

//
18 de julho de 2024