Notícias

01

“NOVEMBRO NEGRO” LEVOU CULTURA E INFORMAÇÃO A INTERNOS DO CPMS

Foi realizado, nos dias 19 e 21 de novembro, a campanha “Novembro Negro” no Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS). A ação contemplou 366 internos, nas cinco galerias nos dois pavilhões e teve a participação das gerências administrativa e operacional, representadas pelos gestores Glauber Albuquerque e Jorge Campos.

A campanha teve intervenções como “Roda de conversa”, “Explanação sobre a Capoeira” e Palestras com objetivo interativo, informativo e socializador.

A terapeuta Ocupacional Ivie de Albuquerque conduziu a abertura e fechamento da ação, explanando a temática da campanha através de mensagens de Nelson Mandela, externando pensamentos positivos de igualdade e respeito entre todos.

Em seguida, a pedagoga Renécia Figueredo falou sobre os conceitos educacionais e cidadãos, perante a importância do conhecimento de datas comemorativas e históricas, fortalecendo o entendimento da temática da Consciência Negra.

No dia 19, pela manhã, a professora Rosângela Conceição Santos ministrou palestra com a “Consciência Negra na sua contemporaneidade”, trazendo noções sobre a origem e significado da data, os desafios encontrados na sociedade, marcos e personagens históricos, como Zumbi dos Palmares, além de citações do poema Navio Negreiro.

Na parte da tarde, o colaborador Revardiêre Assunção, advogado da Unidade, discorreu a temática “Discriminação Positiva”, expondo sobre a legislação vigente que tutela a isonomia racial, além da explanação da política pública de ações afirmativas, tudo reforçado pela criação de órgãos públicos de efetivação do enfrentamento à discriminação em sintonia com o Estatuto da Igualdade Racial.

Também participou o colaborador Alex Pereira, professor de Educação Física, que explicou a origem da Capoeira, sua história, tipos de modalidades, instrumentos e o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Ainda nessa temática, o professor oportunizou aos internos uma dinâmica através dos fundamentos da Capoeira com a participação de todos, sendo essa muito bem aceita pelos mesmos.

Toda a campanha teve seu trabalho desenvolvido de forma positiva, com a participação de todos os envolvidos, do Corpo Técnico ao setor de TI, segurança e gestores em geral, devido à importância da temática, que foi plenamente reconhecida pelo corpo funcional como de grande importância para os reeducandos, valorizando assim mais uma Campanha mensal – a do “Novembro Negro” (Consciência Negra).

03

05

04

02

Arquivos
Campanha Janeiro Branco promove saúde mental no presídio de Lauro de Freitas
Internos do Conjunto Penal de Barreiras Participam de Curso de Fabricação de Blocos e Pré-Moldados
Conjunto Penal de Lauro de Freitas promove curso técnico para reeducandos
Conjunto Penal de Barreiras promove gincana para reeducandos
Natal solidário: Internos de Itabuna produzem panetones para doação

O presídio de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, foi palco de ações da campanha Janeiro branco, dedicada a conscientização sobre saúde mental. A iniciativa que ocorre em

//
10 de janeiro de 2025

O Conjunto Penal de Barreiras deu início a mais uma iniciativa de ressocialização em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Desta vez, 41 internos foram contemplados com

//
16 de dezembro de 2024

A oferta de cursos técnicos em presídios é uma iniciativa importante para promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Em Lauro de Freitas, ações desse tipo têm se destacado

//
10 de dezembro de 2024

O Conjunto Penal de Barreiras promoveu no início de dezembro, uma gincana que reuniu internos e professores em um ambiente de competição saudável. A iniciativa teve como propósito estimular habilidades

//
10 de dezembro de 2024

Com o objetivo de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, e prepará-las para a reintegração à sociedade, a Secretaria de administração penitenciária e ressocialização- SEAP juntamente com a

//
5 de dezembro de 2024