Com o objetivo de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, e prepará-las para a reintegração à sociedade, a Secretaria de administração penitenciária e ressocialização- SEAP juntamente com a Socializa, tem investido em iniciativas que buscam transformar o ambiente prisional.
O projeto “Padaria escola” é uma iniciativa voltada para a ressocialização e redução da reincidência criminal. A proposta visa transformar as unidades prisionais em centros de produção de alimentos, ao mesmo tempo em que oferece uma formação profissional para os internos. O projeto busca não apenas melhorar a qualificação dos custodiados, mas também permite que eles desenvolvam habilidades produtivas.
Neste ano, internos da unidade de Itabuna produziram mil unidades de panetones, que serão doados para instituições participantes do projeto “Bahia sem fome”. Os panetones foram fabricados por oito reeducandos, sendo seis homens e duas mulheres.
Esta ação reforça a ideia de que o trabalho nas prisões pode ser uma ferramenta de transformação, e trampolim para oportunidades futuras.