Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Conjunto penal de Itabuna promoveu uma formação aos internos que laboram na unidade. A ação aconteceu no último dia 05, e contou com a participação de membros da Associação de agentes ambientais e catadores de recicláveis de Itabuna (AACRRI).
O objetivo foi orientá-los sobre a importância de realizar corretamente o descarte de resíduos sólidos, e como essa conscientização contribui para a preservação do meio-ambiente. A vice-presidente da ONG, Daniele Santos, falou sobre as oportunidades que a formalização trouxe para as famílias de catadores, deixando aberta a possibilidade de acolhimento de egressos que hoje auxiliam com a separação dos resíduos da unidade prisional. O presídio já faz o descarte de materiais recicláveis em parceria com a AACRRI, fazendo a separação dos materiais em bags, que são recolhidos semanalmente pela ONG.
A iniciativa é fruto do trabalho em conjunto da SEAP, Socializa, e Defensoria Pública do Estado da Bahia, focando na preservação dos recursos naturais, especialmente do solo e a água. A Defensoria já desenvolve o programa Mãos Que Reciclam, como um dos eixos de atuação externa do Núcleo de Gestão Ambiental (NUGAM) da DPE-BA, e faz o acompanhamento das atividades de transição do município de Itabuna, que recentemente saiu de uma situação de descarte irregular do lixo urbano para a adoção de um aterro sanitário certificado. Também acompanha a situação das famílias que viviam no antigo lixão e que hoje formam a ONG AACRRI.