No último sábado (17), o Conjunto Penal de Vitória da Conquista realizou a certificação de 90 internos que participaram de cursos profissionalizantes e de musicalização ao longo de 2024. A iniciativa, que contribui para a ressocialização e remição de pena, reforça o compromisso da unidade com a reintegração social dos custodiados.
Entre as capacitações oferecidas, o curso de Mestre de Obras foi o que contou com o maior número de participantes, formando 60 internos em aulas teóricas e práticas. Já o curso de Master Chef Pizzaiolo capacitou 20 internos, também com atividades teóricas e práticas.
Além disso, um grupo participou do curso de violão, ministrado por um interno que atuou como multiplicador do conhecimento. O diretor da unidade, Coronel Edmário José Brito de Araújo, destacou a importância da iniciativa e sua sintonia com o programa Pena Justa, lançado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça.
O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). Para Ester Almeida Nolasco Xavier, que representou a entidade, a iniciativa reforça a importância de garantir oportunidades de recomeço para os internos. “Essas ações mostram como é fundamental zelar pela vida das pessoas privadas de liberdade e oferecer meios para que possam reconstruir suas trajetórias” Ressaltou.
Alex Giostri, parceiro da unidade e incentivador da ressocialização, enfatizou que os resultados só são possíveis graças ao trabalho conjunto da direção, do corpo técnico, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e da empresa Socializa, que presta apoio às ações.
Durante a solenidade, internos que participaram dos cursos compartilharam suas experiências. Um dos alunos do curso de violão relatou o impacto positivo da iniciativa; “Essas atividades são muito importantes para todos nós, pois nos fazem refletir sobre o futuro e as oportunidades que podemos buscar”.
Para 2025, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista já planeja novas capacitações, mantendo seu compromisso com a ressocialização e alinhado às diretrizes do programa Pena Justa.