Notícias

CapaSocializa

INTERNOS COM BAIXA ESCOLARIDADE SÃO INSERIDOS NO PROJETO RODA DE LEITURA

Foi retomado no Conjunto Penal de Itabuna, nessa quarta-feira (29), o Projeto Roda de Leitura, que visa garantir aos reeducandos acesso aos benefícios da remição das penas pela leitura. Participaram, inicialmente, 14 internos que frequentam a escola na modalidade fundamental 1 (antigo primário), e que estão em processo de letramento e alfabetização.
O projeto, autorizado pelo juízo da Vara de Execuções Penais, possibilita que pessoas com dificuldade de leitura, por qualquer motivo, inclusive de saúde, tenham direito ao desconto de dias da pena por participarem de atividades laborativas e educativas.
“A remição pela leitura foi implantada desde 2016 na unidade. Porém, aqueles reeducandos que não sabem ler não podiam remir a pena, ficavam impedidos, devido à sua condição de não-escolarizado, de terem acesso a esse benefício”, explica a coordenadora de Educação da Socializa no CPI, Maria do Carmo Vasconcelos.
O projeto Roda de Leitura corrige essa injustiça, e garante a igualdade de direitos a todos e todas. A atividade consiste na releitura, na interpretação de um texto, que foi lido para todos por um monitor ou monitora. Cada participante da roda faz a sua interpretação que, se for aprovada pela coordenação de Educação, contará para a remição.
Os critérios são os mesmos utilizados para remição por meio da leitura direta: cada resenha escrita ou falada, garante quatro dias de desconto na pena. Esse benefício se limita a quatro dias de remição por mês, perfazendo um total de 48 dias por ano.

Arquivos
Categorias
Novembro azul: Unidade de Lauro de Freitas promove ação de saúde para internos e colaboradores
Novembro Azul: Palestra é realizada no conjunto penal de Barreiras
Conjunto penal de Barreiras realiza 4º jornada de leitura
Itabuna: Unidade realiza Feira de saúde e cidadania
Palestra do Novembro azul para colaboradores do escritório central

O Conjunto Penal de Lauro de Freitas realizou no final do mês de novembro, uma ação de saúde em combate ao câncer de próstata. A ação corresponde ao plano biopsicossocial

//
1 de dezembro de 2023

Foi realizado na unidade de Barreiras, entre os dias 29 e 20 de novembro, palestras educativas sobre o tema novembro azul. O evento proporcionou informações, promovendo orientações para internos e

//
30 de novembro de 2023

A unidade de Barreiras promoveu no dia 23 de novembro, a 4° jornada de leitura com a participação de 20 internos. A palestra foi em formato de live, com duração

//
28 de novembro de 2023

O conjunto penal de Itabuna, realizou na manhã da segunda-feira (27), a 10° edição da Feira de saúde e cidadania. A ação é uma parceria da Socializa e Governo do

//
27 de novembro de 2023

Em sintonia com a campanha Novembro Azul, a Socializa promoveu uma palestra de saúde para os colaboradores. O encontro aconteceu na manhã do dia 23 de novembro no auditório do

//
24 de novembro de 2023