Notícias

feira1

III FEIRA DE SAÚDE DO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA

Consultas clínicas, atendimentos psicológicos, psiquiátricos, fisioterapêuticos, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), palestras, entre outros serviços, mudaram a rotina dos internos do Conjunto Penal de Itabuna, na segunda-feira (24). A III Feira de Saúde do CPI atendeu, ao todo, 786 internos – dos quais, 92 também participaram de duas palestras, sobre prevenção às IST e ao diabetes, promovidas pelo Cerpat e pelo projeto Mutirão do Diabetes.

Além dos profissionais da Socializa que já atuam no setor de saúde do presídio – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos – a feira recebeu reforço de profissionais e estudantes de Enfermagem e Medicina, da Unime e da Uesc.

De acordo com o diretor da unidade prisional, capitão PM Adriano Valério Jácome da Silva, essa é uma oportunidade de oferecer uma gama maior de serviços, concentrados em forma de mutirão, a um número maior de internos. “No dia-a-dia atendemos a cerca de 150 pacientes, contando entre homens e mulheres. Na feira atendemos a 786 homens, e ainda realizamos um processo de educação em saúde, com palestras, a mais de 90 desses que foram atendidos também nas diversas especialidades”, destaca.

O diretor afirma que esse modelo de atendimentos concentrados, em parceria com diversas instituições de saúde e educação, públicas e privadas, é importante porque mostra à sociedade que há um trabalho de ressocialização com esse público. A atividade recebeu a visita da OAB-Itabuna.

“A assistência à saúde está na Lei de Execuções Penais, o que já é feito no dia-a-dia. Porém, uma feira como esta serve para ampliar a assistência, o que melhora a condição dos internos. O Conjunto Penal de Itabuna está de parabéns pela iniciativa”, afirmou o advogado Tiago Leal, presidente da Comissão de Criminalistas, Sistema Prisional e Segurança Pública da OAB-Itabuna.

 

feira3

feira2

feira4

Arquivos
Abril Verde: Unidade de Itabuna promove curso e palestra para reeducandos
Vitória da Conquista: Campanha de Vacinação contra Influenza é realizada no Conjunto penal
Unidade de Barreiras promove evento em comemoração a horta orgânica
Internos do Conjunto penal de Itabuna tem acesso a 224 cursos profissionalizantes EAD
Itabuna: Unidade inicia campanha de vacinação contra a gripe

O conjunto penal de Itabuna realizou no mês de abril, um curso de brigadista para os reeducandos que laboram nas áreas do corte costura e manutenção. O curso foi ministrado

//
17 de abril de 2024

O Conjunto penal de Vitória da conquista, iniciou a campanha de vacinação contra a influenza nesta nesta terça-feira, 16 de abril, para todos os colabores e internos da unidade prisional.

//
17 de abril de 2024

O mês de março foi marcado com o almoço da Colheita, realizado para os internos do CPBA, fato que marca a unidade depois de 8 meses de plantio na horta

//
11 de abril de 2024

O conjunto penal de Itabuna está proporcionando uma gama de oportunidades para os custodiados da unidade. Uma parceria da SEAP, por meio da superintendência de ressocialização sustentável (SRS), e instituto

//
10 de abril de 2024

A campanha de vacinação contra a gripe, marcou o inicio do mês de abril no conjunto penal de Itabuna. coordenado pela equipe de saúde da unidade, a imunização ocorrerá durante

//
8 de abril de 2024