Notícias

oab

DEFENSORIA PÚBLICA E CORPO JURÍDICO DA SOCIALIZA NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA ATENDEM A MAIS DE 90 INTERNOS EM MUTIRÃO

Em um esforço conjunto da Defensoria Pública Estadual (DPE) e do Conjunto Penal de Itabuna (CPI), por meio dos profissionais da SOCIALIZA que compõem o Corpo Jurídico da unidade, foram atendidos, em regime de mutirão, 96 internos do Conjunto Penal de Itabuna. A ação ocorreu na segunda-feira (26), e contou ainda com a participação do Juízo da Vara de Execuções Penais (VEP), que recepcionou a quase uma centena de encaminhamentos, e que pode decidir a partir desses pedidos.

O mutirão foi uma sugestão do juiz da VEP, Antonio Carlos Maldonado Bertacco, e deve se repetir nas próximas semanas, sempre às segundas-feiras. Dos 96 atendimentos, 53 foram realizados pela Defensoria, enquanto 43 foram patrocinados pelos advogados do próprio Conjunto Penal. O trabalho consistiu em analisar, prioritariamente, as demandas dos custodiados que não possuem advogados constituídos para essa fase dos seus processos, ou seja, a execução penal.

Os serviços prestados foram, em sua maioria, de pedidos de livramento condicional, progressão de regime, cálculo de pena com vistas à progressão de regime etc., todos de acordo com a situação processual de cada interno. Foram mobilizados quatro defensoras públicas e quatro advogados do CPI, contratados permanentemente pela empresa Socializa Brasil, que faz a administração do presídio em regime de cogestão com o governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP).

O diretor do CPI, capitão PM Adriano Valério Jácome da Silva, destaca a importância desses procedimentos em regime de mutirão. “O nosso interesse, assim como o da Justiça e da Defensoria, é promover o direito dos custodiados que estão aptos à progressão de regime. Esse trabalho já é feito diariamente pelos nossos colaboradores advogados, assim como também pelos defensores públicos e por um preposto da DPE que já atua no dia a dia do presídio. Mas, o mutirão é importante porque mostra que há uma convergência de todos os órgãos para a garantia dos direitos desses internos”.

OAB

Em outra frente, além da Defensoria Pública Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Itabuna também tem colaborado com o andamento dos processos envolvendo internos do CPI. No caso da OAB, a atuação se dá por meio da Comissão de Direito Público, especificamente nos Processos Administrativos Disciplinares (PAD), que apuram, em sindicâncias internas, faltas disciplinares dos internos, quando não há advogados particulares constituídos.

Arquivos
Categorias
Conjunto penal de Barreiras realiza 4º jornada de leitura
Itabuna: Unidade realiza Feira de saúde e cidadania
Palestra do Novembro azul para colaboradores do escritório central
Conjunto Penal de Itabuna promove atividades culturais no dia da Consciência Negra
Deputado Federal Josias Gomes visita Conjunto Penal de Itabuna

A unidade de Barreiras promoveu no dia 23 de novembro, a 4° jornada de leitura com a participação de 20 internos. A palestra foi em formato de live, com duração

//
28 de novembro de 2023

O conjunto penal de Itabuna, realizou na manhã da segunda-feira (27), a 10° edição da Feira de saúde e cidadania. A ação é uma parceria da Socializa e Governo do

//
27 de novembro de 2023

Em sintonia com a campanha Novembro Azul, a Socializa promoveu uma palestra de saúde para os colaboradores. O encontro aconteceu na manhã do dia 23 de novembro no auditório do

//
24 de novembro de 2023

O Conjunto Penal de Itabuna, realizou no dia 20 de Novembro o projeto "Consciência Negra: Caminhos de Resiliência". O encontro teve como objetivo celebrar o dia da Consciência Negra, e

//
21 de novembro de 2023

A unidade de Itabuna, recebeu o Deputado Federal Josias Gomes (PT) e sua comitiva, para conhecer de perto as ações ressocializadoras desenvolvidas pela Socializa. O Encontro aconteceu na tarde da

//
16 de novembro de 2023