O mês de setembro é um mês de importante significado em mobilizações sobre a saúde mental. Neste mês se trabalha um movimento mundial contra o avanço da onda de suicídio que vem se propagando de maneira assustadora. São jovens, crianças, homens e mulheres, que encorajados pelo fim de um dilema, põe fim a própria vida.
De acordo com a ONG Centro de Valorização da Vida (CVV), o suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública. Cerca de uma pessoa por hora morre no Brasil em decorrência de suicídio, além de outras trê s que tentam, mas sem sucesso. Baseado nesta estatística, desde 2015 instituiu-se o “Setembro Amarelo”.
O Setembro Amarelo visa trabalhar a conscientização da sociedade quanto às possíveis causas que levam um indivíduo a provocar a própria morte.
Com este intuito, o Conjunto Penal Masculino de Salvador promoveu nos dias 24 e 26 de setembro, ação junto aos visitantes dos internos, onde foi transmitindo vídeo explicativo sobre a importância de ficar atento aos sinais e comportamentos das pessoas próximas, bem como avaliar a situação de forma cautelosa e sem julgamentos e sobre a necessidade da pessoa ser acompanhada por um profissional.
Na oportunidade foram distribuídos folders apresenta