A Copa do Mundo de futebol disputada no Catar está mexendo com as emoções de reeducandos do sistema prisional do outro lado do mundo. No Conjunto Penal de Itabuna (CPI), a Copa é inspiração para um torneio envolvendo toda a população masculina, que disputa o Primeiro Torneio de Futsal, organizado pelo Corpo Técnico da unidade.
Nesta quinta-feira (24), dia da estreia do Brasil na Copa, ocorreu a cerimônia de abertura, com entoação do Hino Nacional e hasteamento da bandeira do Brasil dentro de um dos pavilhões. O torneio será disputado em formato inspirado na Copa do Catar, dividido em três “sedes” – pavilhões 1 e 2, além do anexo masculino.
Telão e pipoca
Em outra homenagem à estreia do Brasil (Brasil X Sérvia, às 16hs), um telão foi montado em outro pavilhão, para garantir a diversão completa aos torcedores. “Entendemos que a ressocialização se dá de forma ampla, contemplando os aspectos biopsicossociais. Sem falar que somos o país do futebol”, afirma o diretor do Conjunto Penal, Bel. Alecsandro Andrade Leal. As atividades relacionadas ao Projeto Arena CPI, em referência à Copa do Mundo, são desenvolvidas pela empresa Socializa, que administra o presídio em regime de cogestão com o Governo do Estado, e acontecem em todas as cinco unidades onde a empresa atua – além do CPI, as unidades de Vitória da Conquista, Barreiras, Lauro de Freitas e Masculino de Salvador.