Uma ação da campanha Novembro Azul foi realizada no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de alcançar os homens que estão privados de liberdade e alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Para a ação, que foi desenvolvida em parceria com a equipe de saúde do Conjunto Penal, foram convidados 20 internos com mais de 50 anos para participarem da palestra sobre os cuidados preventivos, incentivando que os homens quebrem o preconceito e realizem o exame de toque retal, capaz de detectar anormalidades na próstata. Também foram coletadas amostras sanguíneas para exame de dosagem de PSA.
“As ações no mês de novembro têm o objetivo de atingir o público masculino que sempre deixa mais a desejar no cuidado com a saúde e acaba procurando por assistência quando o diagnóstico já está avançado. Essa é uma oportunidade para que esses reeducandos possam se lembrar desse cuidado e da prevenção”, explicou Érica Pontes, coordenadora da Área Técnica de Saúde do Adulto e do Idoso na Atenção Básica.
A responsável técnica de saúde do Conjunto Penal, Amanda Almeida, explicou que o público de internos do Conjunto Penal é totalmente masculino, e aproveitando a campanha do Novembro Azul convidou a equipe da Secretaria de Saúde para a ação, que prontamente se disponibilizou. “Nós temos um público grande de internos idosos e adultos acima de 50 anos e por isso nós resolvemos selecionar um pequeno grupo deles para esse momento de interação, de esclarecimento de dúvidas, além da coleta de PSA”.
A atividade foi muito bem recebida pelos internos, que interagiram após a palestra e 18 fizeram a coleta de amostras para o exame de PSA, que foram encaminhadas ao Lacen Municipal.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista