Em conformidade com a política de atendimento socioassistencial à pessoa privada de liberdade, e com a garantia de direitos, o Conjunto Penal de Lauro de Freitas (CPLF), através da SOCIALIZA e sua equipe profissional, realizou nos dias 10 e 11 de junho de 2024 o Mutirão de Atendimento Psicosociopedagógico.
A iniciativa teve como objetivo principal oferecer atendimentos individuais, focados nas necessidades mais relevantes dos reeducandos, contribuindo para o trabalho biopsicossocial. A tríade de atendimento incluiu:
Pedagogia: Coleta de informações sobre a vida educacional dos reeducandos, interesse em estudos, leitura e cursos profissionalizantes, além de investigar a participação no ENEM e/ou ENCCEJA.
Psicologia: Aplicação de teste vocacional, ajudando os reeducandos a perceberem suas habilidades e competências para ingressar no mercado de trabalho.
Serviço Social: Orientação sobre reconhecimento de paternidade, esclarecimentos sobre carteiras de visitas, encaminhamento para emissão de documentação civil e identificação para acompanhamento dos reeducandos que não recebem visitas.
Os atendimentos foram realizados no pavilhão de convívio dos reeducandos, como forma de aproximar a equipe multissetorial dos privados de liberdade, com o intuito de esclarecer dúvidas e direcioná-los no contexto das atividades que fazem parte do trabalho de ressocialização.