Partindo do princípio que todas as pessoas devem possuir os documentos pessoais que são de cadastramento obrigatório para que se possa ser tido como cidadão na sociedade em que vive, O Conjunto Penal de Lauro de Freitas, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/BA), realizou nesta quinta-feira (18) um mutirão para confecção de CARTEIRAS DE TRABALHO dos reeducandos da unidade.
A finalidade da Carteira Profissional é documentar toda a vida do empregado, gerando com as suas anotações, direitos inerentes a sua atividade laborativa, ou seja, é através das anotações contidas na CTPS, que o trabalhador adquire seus direitos trabalhistas.
A assistente social da empresa SOCIALIZA no CPLF, Wérika Alves, analisa essa ação de forma muito positiva por tornar possível a ressocialização dos internos e possibilitar o acesso destes à cidadania. “Retirar a documentação é viabilizar a cidadania. Muito presos nunca tiveram acesso nem mesmo a carteira de identidade, então não dá para exercer a cidadania sem possuir documentação. Os reeducandos, só terão acesso a alguns direitos dentro e fora da prisão se possuírem a documentação necessária. Então hoje, temos aqui um momento muito importante que vem a somar, visto que emissão de RG e CPF já são procedimentos padrões para o setor de assistência social no Conjunto Penal de Lauro de Freitas ” disse.
O Conjunto Penal de Lauro de Freitas se destaca no quesito viabilização de documentação para todos os reeducandos da unidade, em 2017 foram emitidos aproximadamente 250 documentos.
Exclusivo
Notícias