O Conjunto Penal de Itabuna, voltou a surpreender com números significativos na área de educação. Setenta e quatro internos foram aprovados em duas universidades públicas pelo Sisu. Um aumento de 155% em relação ao ano anterior. O resultado foi divulgado pela Secretaria de administração penitenciária e ressocialização (SEAP).
O presídio é administrado em regime de cogestão, e o número de privados de liberdade matriculados está crescendo com o passar dos anos. Muito se deve ao incentivo que as unidades prisionais têm aplicado. Os projetos de educação estão sendo cada vez mais ampliados internamente.
A Socializa fornece toda a logística e suporte pedagógico para as escolas que funcionam no Conjunto Penal, contando com três pedagogos, seis auxiliares administrativos que atuam diretamente no setor de educação, duas cozinheiras e dois auxiliares de cozinha, que preparam a alimentação escolar.
Atualmente, a unidade possui dez salas de aula, onde funcionam duas escolas anexas; a Lourival Oliveira, da Rede Municipal, e Adonias Filho, da Rede Estadual. O programa educacional de ressocialização, possui 504 participantes das oficinas de leitura, aproximadamente 600 alunos matriculados na escola formal, e 12 alunos na UFSB estudando na unidade (excluem-se os que ganharam liberdade e estudam a partir de suas residências). Dentre os presídios baianos, a unidade de Itabuna é destaque na área educacional.