Notícias

capaSarau

CONJUNTO PENAL DE BARREIRAS PROMOVE SARAU CULTURAL EM HOMENAGEM AO DIA DA LIBERDADE DO PENSAMENTO

O Dia da Liberdade, comemorado no dia 14 de julho, foi lembrado no Conjunto Penal de Barreiras. Diante do atual cenário de pandemia bem como de restrições na unidade prisional, optou-se por realizar um momento lúdico, o “I Sarau Cultural”, que contemplou demonstrações de arte e cultura com intuito de estimular a livre expressão por parte dos internos do Conjunto Penal de Barreiras.

O Setor de Psicologia da unidade, composto pelos psicólogos Lorrany Vieira Lopes e Luiz Eduardo de Castro Nascimento, apostou na importância de realizar um momento de reflexão que pudesse instigar não somente debates pontuais, mas também gerar produção e externalização de saberes. O Sarau oportunizou a expressão de sentimentos e emoções, desenvolvimento de autoestima, redução do tempo ócio, liberdade de expressão, autonomia, empoderamento e potencialidades artísticas.

A participação dos internos ocorreu por meio de inscrições, com antecedência, nas categorias Músicas Autorais; Músicas Não Autorais; Poemas Autorais; e Poemas Não Autorais. O evento contou com a presença do convidado músico e escritor Robson José Batista, que realizou a abertura e compôs a mesa de jurados/avaliadores.

Ao todo participaram 23 reeducandos das três galerias da Unidade Prisional (A, B e C), os quais se apresentaram de forma não linear. Os finalistas irão receber como prêmio de incentivo o registro das suas composições para reconhecimento de direitos autorais, bem como um almoço com cardápio de sua escolha.

Após as apresentações, enquanto havia a apuração dos votos, foi servido o lanche e aberta oportunidade para demais expressões artísticas e agradecimentos.

O projeto teve o apoio, incentivo e participação do diretor da Unidade, major PM César Elpídio do Sacramento Almeida, da gerente administrativa, Marcília Menezes, do gerente operacional, Marcos Antônio, da coordenadora de Saúde,  Milena Novais e dos demais colaboradores do Corpo Técnico, da Segurança e do Setor Administrativo.

Acredita-se, diante da devolutiva dos colaboradores e, principalmente dos internos da unidade, que o objetivo do projeto foi plenamente alcançado, e todos  já aguardam pela próxima edição do Sarau Cultural.

Arquivos
A obra literária Ainda Estou Aqui é utilizada pela oficina de leitura no Conjunto Penal de Vitória da Conquista
História que Inspirou Filme Indicado ao Oscar Ganha Espaço em Oficinas de Leitura no Presídio de Itabuna
Campanha Janeiro Branco promove saúde mental no presídio de Lauro de Freitas
Internos do Conjunto Penal de Barreiras Participam de Curso de Fabricação de Blocos e Pré-Moldados
Conjunto Penal de Lauro de Freitas promove curso técnico para reeducandos

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista está desenvolvendo o projeto "Remição pela Leitura", baseando-se no livro ‘Ainda estou aqui’, de autoria de Marcelo Rubens Paiva.Esta obra ganhou notoriedade com

//
30 de janeiro de 2025

O Conjunto Penal de Itabuna, no sul da Bahia, e a Academia do Oscar têm um ponto em comum: o livro Ainda Estou Aqui. A obra, que inspirou o filme

//
24 de janeiro de 2025

O presídio de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, foi palco de ações da campanha Janeiro branco, dedicada a conscientização sobre saúde mental. A iniciativa que ocorre em

//
10 de janeiro de 2025

O Conjunto Penal de Barreiras deu início a mais uma iniciativa de ressocialização em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Desta vez, 41 internos foram contemplados com

//
16 de dezembro de 2024

A oferta de cursos técnicos em presídios é uma iniciativa importante para promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Em Lauro de Freitas, ações desse tipo têm se destacado

//
10 de dezembro de 2024