Visando oferecer aos internos oportunidades de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, a Socializa realizou um curso profissionalizante de serigrafia para seis internos da unidade de Barreiras. O curso aconteceu no dia 22 de janeiro, às 15:00h no ateliê de costura do presídio.
O objetivo é oferecer formação aos reeducandos, e prepará-los para que adquiram habilidades e conhecimentos que lhes permitam conquistar um emprego após o cumprimento de pena. Neste curso, eles aprenderam a confeccionar os próprios uniformes, uma vez que já foi inaugurado o ateliê de costura da unidade.
O curso foi ministrado pelo professor Berto Silk, que relatou os benefícios tanto para os reeducandos e sociedade como um todo. O professor contou que é gratificante está realizando este curso para pessoa privadas de liberdade, pois entende que eles precisam ser capacitados para retornarem a sociedade com uma profissão.
Os cursos técnicos oferecem uma formação profissionalizante, que prepara os internos para exercerem atividades profissionais específicas, contribuindo no processo de reinserção social.