O Setor de psicologia do Conjunto penal de Barreiras, promoveu uma atividade para reeducandos acusados de crimes sexuais. O mês é marcado pela Campanha maio laranja, que tem por objetivo chamar a atenção para a proteção infanto-juvenil e garantia dos direitos deste público.
Os custodiados participaram de grupos terapêuticos e realizaram atividades. O objetivo da equipe é observar esses indivíduos e oportunizar momentos de ressignificação, vivência mais saudável e menos isolada no ambiente prisional, a fim de reduzir o adoecimento psíquico em cárcere.
Acredita-se que esta é uma das ferramentas de tratamento psicoterápico aos acusados de crimes sexuais, promovendo além de ressignificações, conhecimentos acerca de aspectos Legais e visibilidade deste público nos serviços de saúde disponíveis na instituição. As atividades buscam minimizar as chances de reincidência almejando uma mudança de postura, ressocialização e até mesmo criação de mecanismos para lidar com possíveis problemas emocionais no processo extramuros.