Notícias

pastor alemao canil socializa

CONHEÇA O TRABALHO DE CÃES QUE AJUDAM NA ROTINA DE SEGURANÇA DAS UNIDADES

O cão sempre foi ótima companhia para o ser humano, além disso, podem ser ótimos colaboradores no sistema prisional. O trabalho dos animais é considerado importante para a manutenção da ordem nas unidades e tem como objetivo apoiar o trabalho de agentes penais e monitores de ressocialização.

Os investimentos da Socializa, empresa que administra 5 unidades prisionais do Estado da Bahia, sendo elas nos municípios de Salvador, Lauro De Freitas, Barreiras, Vitória da Conquista e Itabuna, contam com aproximadamente 90 cachorros de trabalho. A empresa apoia a segurança dos presídios através da compra de cães com potencial genético elevado, em que a linhagem apresentava aptidão para guarda e proteção, e vem trabalhando para contratar cada vez mais profissionais que atuam exclusivamente com cães em unidades prisionais, denominados cinófilos, que é todo aquele indivíduo que ama, cuida e trabalha na rotina de cães.

O cão é observado nos primeiros meses de vida e são realizados testes iniciais. Após identificada a aptidão, o profissional o direciona para a área desejada, iniciando os treinamentos especializados com o animal.

Estrutura Referência e Rotina dos caninos

Recentemente, o Conjunto penal de Barreiras contou com a requalificação das dependências do canil em maio de 2022, criando uma estrutura diferenciada e pouco vista em unidades prisionais.

Os alojamentos dos animais possuem telhas que permitem iluminação natural, paredes em cerâmica e piso adequado ao clima da região. No local foi construída a estrutura com pista de treinamento e aparelhos para atividades como rampa e piscina, tudo com a mão de obra dos internos da unidade. A gerente Marcília Menezes parabenizou os apenados que contribuíram para a reformulação. “Os internos abraçaram a ideia e construíram a estrutura, eles foram essenciais nesse processo e o resultado superou nossas expectativas.” Disse.

Área de treinamento do Canil de Barreiras

Além da estrutura referência, os cães têm atendimento veterinário uma vez por semana com acompanhamento documentado, boa alimentação, água fresca e boxes sempre limpos. A veterinária Lorena Andrade conta que eles são monitorados diariamente pelo cinófilos. “Além da visita técnica semanalmente, duas vezes no ano eles passam por exames hematológicos e protocolos profiláticos através de carrapaticidas, vermifugação, vacinação e suplementação, vai depender da necessidade de cada animal” relatou Lorena, que faz a assessoria dos canis.

Cinotécnica

A cinotécnica é um conjunto de conhecimentos relacionados a reprodução e treinamentos de cães para trabalhos civis ou militares. De acordo com os cinotécnicos, o uso do cão no sistema prisional modifica a conduta do interno pelo efeito psicológico que causa, minimizando ocorrências de fugas e comportamentos violentos. As intervenções só podem ser utilizadas em casos previstos em lei, respeitando os direitos humanos.

.

Aposentadoria

Quando completam oito anos de idade vem o merecido descanso. No primeiro momento eles ficam disponíveis para adoção responsável, e os que não são adotados permanecem na unidade em atividades recreativas e treinos leves. No geral os colaboradores que constroem a relação de amizade demonstram o interesse nos cães de trabalho, como foi o caso do colaborador e cinófilo Allan Santana. Allan conta que adotou o canino Rock com 10 anos e sente falta do amigo que já faleceu. “Rock era um cachorro ótimo, alegre, e bom de serviço. Com o tempo ele foi ficando cansado e tinha uma doença pré-existente, resolvi adotá-lo e aproveitamos bastante seus últimos anos de vida. Ficamos todos sentidos com a sua partida, hoje ficam as boas lembranças”.

Canino Rock e sua família

Por Jaqueline Assemany / Redação Socializa

Arquivos
Abril Verde: Unidade de Itabuna promove curso e palestra para reeducandos
Vitória da Conquista: Campanha de Vacinação contra Influenza é realizada no Conjunto penal
Unidade de Barreiras promove evento em comemoração a horta orgânica
Internos do Conjunto penal de Itabuna tem acesso a 224 cursos profissionalizantes EAD
Itabuna: Unidade inicia campanha de vacinação contra a gripe

O conjunto penal de Itabuna realizou no mês de abril, um curso de brigadista para os reeducandos que laboram nas áreas do corte costura e manutenção. O curso foi ministrado

//
17 de abril de 2024

O Conjunto penal de Vitória da conquista, iniciou a campanha de vacinação contra a influenza nesta nesta terça-feira, 16 de abril, para todos os colabores e internos da unidade prisional.

//
17 de abril de 2024

O mês de março foi marcado com o almoço da Colheita, realizado para os internos do CPBA, fato que marca a unidade depois de 8 meses de plantio na horta

//
11 de abril de 2024

O conjunto penal de Itabuna está proporcionando uma gama de oportunidades para os custodiados da unidade. Uma parceria da SEAP, por meio da superintendência de ressocialização sustentável (SRS), e instituto

//
10 de abril de 2024

A campanha de vacinação contra a gripe, marcou o inicio do mês de abril no conjunto penal de Itabuna. coordenado pela equipe de saúde da unidade, a imunização ocorrerá durante

//
8 de abril de 2024