Notícias

lamCapa

CERTIFICAÇÃO DE MÚSICOS EMOCIONA PRESENTES NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA

A emoção foi a tônica da cerimônia de certificação da primeira turma de musicistas formados no Conjunto Penal de Itabuna. Sete internos, que alcançaram êxito nos estudos, foram certificados pelo professor e músico profissional Francenildo Torres, com a participação de familiares, autoridades convidadas e um público formado por colaboradores do próprio CPI, além de outros reeducandos. O evento ocorreu na manhã de sexta-feira (13), e foi embalado por oito canções, tocadas e cantadas pelos certificandos.
A cerimônia foi a culminância do projeto Um toque à Liberdade, que promove aulas de violão para os internos que buscam um novo caminho após a saída da prisão. O projeto é uma forma de reforçar o trabalho de ressocialização promovido na unidade e, devido ao sucesso, deve ser ampliado em 2020.
São oferecidas aulas de violão a um grupo de alunos selecionados pelo Setor de Terapia Ocupacional, com o compromisso de cada um, de se dedicar nos estudos e na prática, afim de alcançar a formação, que será juntada ao processo e garantirá remição de dias da pena dos reeducandos. O projeto contemplou, nesse primeiro momento, uma turma inicial com 12 alunos, dos quais sete perseveraram.
Parcerias
Prestigiaram a cerimônia, além do diretor em exercício do presídio, Bernardo Cerqueira Dutra, o diretor-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, e o diretor do Centro de Cultura Adonias Filho, George Lessa. Participaram ainda o gerente-operacional da empresa Socializa, Yuri Damasceno, e o coordenador de Segurança, Fábio Vivas.
Leão afirmou, em sua saudação, que promoverá um convênio entre a fundação e o presídio, a fim de ampliar o acervo da biblioteca, reforçando o programa de Remição pela leitura. Lessa, por sua vez, garantiu que o Centro de Cultura estará de portas abertas ao CPI, sinalizando diversas parcerias após a reforma daquele espaço.
Já o diretor em exercício do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, declarou que o projeto deve ser ampliado, tamanho o alcance e o sucesso vislumbrados na apresentação. “Fiquei emocionado com a apresentação, e me convenci de que precisamos ampliar essa e desenvolver outras ações semelhantes. Tenho certeza que muitos dos internos que viram a performance desses músicos estão interessados em aderir ao curso”, declarou.
O projeto
Para que o sucesso observado na manhã de sexta-feira fosse possível, o projeto Um Toque à Liberdade percorreu um caminho longo. Coordenado pela assistente social Rubnéa Vieira, com apoio da equipe de Ressocialização, da coordenadora do Corpo Técnico, Genice Lacerda e do professor Francenildo Torres, os desafios foram sendo superados um a um. Na reta final, ganhou uma parceria de peso nacional: o cantor David Nascimento, um dos semifinalistas do The Voice, temporada 2018.
“Com apoio da Direção, da Segurança, pelo Estado, e da Gerência e de todos os colaboradores, pela Socializa, foi possível realizar esse sonho. Ao final, só nos resta agradecer a todos, principalmente aos reeducandos, que apostaram e acreditaram, junto com a gente, que tudo isso era possível”, afirma Rubnéa Vieira.
Encontro
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando um dos músicos viu entrar sua família no salão: o pai, a esposa e seu filho, de dois meses, que ele ainda não havia conhecido até aquele instante. “As pernas tremeram”, relatou, depois, o emocionado pai. Por coincidência, ele foi um dos primeiros a se apresentar ao violão. “Achei que não ia dar conta, mas deu tudo certo. Foi muito emocionante”, declarou.
A mãe, também emocionada, declarou: “dentro desse contexto que estamos vivendo, esse foi o dia mais feliz que tivemos. Agradeço a todos por essa oportunidade, foi muito lindo”. 

Arquivos
Conjunto Penal de Lauro de Freitas promove ação de imunização contra influenza
Colaboradoras da unidade de Vitória da Conquista celebram dia das mães
Conjunto Penal de Vitória da Conquista deu início as comemorações alusivas a semana do Dia das Mães.
Mutirão Jurídico atende reeducandos do Conjunto penal de Lauro de Freitas
Barreiras: Oficina literária e Sarau artístico movimentam rotina da unidade

O Conjunto Penal de Lauro de Freitas, realizou nos dias 13 e 14 de maio, a ação de imunização contra a Gripe/Influenza. A ação contou com a parceria da Secretaria

//
15 de maio de 2024

Na manhã da segunda-feira (13), as mamães colaboradoras do conjunto penal de Vitória da Conquista foram surpreendidas com uma homenagem em comemoração ao dia das mães. A equipe da unidade

//
14 de maio de 2024

Visando acolher, valorizar, homenagear, fortalecer vínculos familiares e presentear, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista (CPVC) promove nesta semana um momento especial para quem gera, cuida, educa, dá exemplo

//
9 de maio de 2024

Seguindo o calendário de atividades, o Conjunto Penal de Lauro de Freitas finalizou o mês de abril realizando um Mutirão, que visa auxiliar os internos com questões jurídicas. O atendimento

//
30 de abril de 2024

Um evento literário promovido pela equipe do Conjunto Penal de Barreiras, contou com a visita de Alex Giostri, Editor, escritor, e coordenador de oficinas literárias em SC e BA. O

//
29 de abril de 2024