Notícias

lamCapa

CERTIFICAÇÃO DE MÚSICOS EMOCIONA PRESENTES NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA

A emoção foi a tônica da cerimônia de certificação da primeira turma de musicistas formados no Conjunto Penal de Itabuna. Sete internos, que alcançaram êxito nos estudos, foram certificados pelo professor e músico profissional Francenildo Torres, com a participação de familiares, autoridades convidadas e um público formado por colaboradores do próprio CPI, além de outros reeducandos. O evento ocorreu na manhã de sexta-feira (13), e foi embalado por oito canções, tocadas e cantadas pelos certificandos.
A cerimônia foi a culminância do projeto Um toque à Liberdade, que promove aulas de violão para os internos que buscam um novo caminho após a saída da prisão. O projeto é uma forma de reforçar o trabalho de ressocialização promovido na unidade e, devido ao sucesso, deve ser ampliado em 2020.
São oferecidas aulas de violão a um grupo de alunos selecionados pelo Setor de Terapia Ocupacional, com o compromisso de cada um, de se dedicar nos estudos e na prática, afim de alcançar a formação, que será juntada ao processo e garantirá remição de dias da pena dos reeducandos. O projeto contemplou, nesse primeiro momento, uma turma inicial com 12 alunos, dos quais sete perseveraram.
Parcerias
Prestigiaram a cerimônia, além do diretor em exercício do presídio, Bernardo Cerqueira Dutra, o diretor-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, e o diretor do Centro de Cultura Adonias Filho, George Lessa. Participaram ainda o gerente-operacional da empresa Socializa, Yuri Damasceno, e o coordenador de Segurança, Fábio Vivas.
Leão afirmou, em sua saudação, que promoverá um convênio entre a fundação e o presídio, a fim de ampliar o acervo da biblioteca, reforçando o programa de Remição pela leitura. Lessa, por sua vez, garantiu que o Centro de Cultura estará de portas abertas ao CPI, sinalizando diversas parcerias após a reforma daquele espaço.
Já o diretor em exercício do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, declarou que o projeto deve ser ampliado, tamanho o alcance e o sucesso vislumbrados na apresentação. “Fiquei emocionado com a apresentação, e me convenci de que precisamos ampliar essa e desenvolver outras ações semelhantes. Tenho certeza que muitos dos internos que viram a performance desses músicos estão interessados em aderir ao curso”, declarou.
O projeto
Para que o sucesso observado na manhã de sexta-feira fosse possível, o projeto Um Toque à Liberdade percorreu um caminho longo. Coordenado pela assistente social Rubnéa Vieira, com apoio da equipe de Ressocialização, da coordenadora do Corpo Técnico, Genice Lacerda e do professor Francenildo Torres, os desafios foram sendo superados um a um. Na reta final, ganhou uma parceria de peso nacional: o cantor David Nascimento, um dos semifinalistas do The Voice, temporada 2018.
“Com apoio da Direção, da Segurança, pelo Estado, e da Gerência e de todos os colaboradores, pela Socializa, foi possível realizar esse sonho. Ao final, só nos resta agradecer a todos, principalmente aos reeducandos, que apostaram e acreditaram, junto com a gente, que tudo isso era possível”, afirma Rubnéa Vieira.
Encontro
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando um dos músicos viu entrar sua família no salão: o pai, a esposa e seu filho, de dois meses, que ele ainda não havia conhecido até aquele instante. “As pernas tremeram”, relatou, depois, o emocionado pai. Por coincidência, ele foi um dos primeiros a se apresentar ao violão. “Achei que não ia dar conta, mas deu tudo certo. Foi muito emocionante”, declarou.
A mãe, também emocionada, declarou: “dentro desse contexto que estamos vivendo, esse foi o dia mais feliz que tivemos. Agradeço a todos por essa oportunidade, foi muito lindo”. 

Arquivos
Campanha Janeiro Branco promove saúde mental no presídio de Lauro de Freitas
Internos do Conjunto Penal de Barreiras Participam de Curso de Fabricação de Blocos e Pré-Moldados
Conjunto Penal de Lauro de Freitas promove curso técnico para reeducandos
Conjunto Penal de Barreiras promove gincana para reeducandos
Natal solidário: Internos de Itabuna produzem panetones para doação

O presídio de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, foi palco de ações da campanha Janeiro branco, dedicada a conscientização sobre saúde mental. A iniciativa que ocorre em

//
10 de janeiro de 2025

O Conjunto Penal de Barreiras deu início a mais uma iniciativa de ressocialização em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Desta vez, 41 internos foram contemplados com

//
16 de dezembro de 2024

A oferta de cursos técnicos em presídios é uma iniciativa importante para promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Em Lauro de Freitas, ações desse tipo têm se destacado

//
10 de dezembro de 2024

O Conjunto Penal de Barreiras promoveu no início de dezembro, uma gincana que reuniu internos e professores em um ambiente de competição saudável. A iniciativa teve como propósito estimular habilidades

//
10 de dezembro de 2024

Com o objetivo de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, e prepará-las para a reintegração à sociedade, a Secretaria de administração penitenciária e ressocialização- SEAP juntamente com a

//
5 de dezembro de 2024