O conjunto penal de Barreiras, realizou na manhã do dia 11 de março, uma ação educativa de prevenção a tuberculose. O encontro contou com uma palestra ministrada pelo setor de enfermagem e teve a presença de colaboradores e internos.
O evento proporcionou informação acerca da temática, promovendo orientações, identificação dos casos, apresentação de vídeo informativo e distribuição de brindes. A equipe trouxe informações sobre a importância de combater a doença, por se tratar de uma rotina de ações preventivas e de acompanhamento, promovendo bem-estar e saúde de todos.
Sintomas e transmissão
A tuberculose é uma doença de infecciosa e transmissível causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A transmissão ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse. O principal sintoma da tuberculose é a tosse seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, e fadiga.