No último dia 20, o conjunto penal de Barreiras promoveu uma palestra sobre riscos do Diabetes e Hipertensão. A ação foi idealizada pelo setor de saúde da unidade, focando na população carcerária que convive com as enfermidades.
A hipertensão arterial sistêmica apresenta uma alta incidência e têm aumentado nas últimas décadas, sendo responsável por taxas elevadas de morbimortalidade devido às complicações ao longo de seu curso. É considerada a mais frequente das doenças cardiovasculares, desenvolvendo complicações como, acidente vascular encefálico, infarto do miocárdio e doença renal crônico terminal.
O diabetes mellitus é uma doença crônica que afeta cerca de 3% da população mundial, com prospecto de aumento até 2030 pelo envelhecimento populacional. Em 2015, a Federação Internacional de Diabetes estimou que um em cada 11 adultos entre 20 e 79 anos tinha diabetes tipo 2. O diabetes ocupa a nona posição entre as doenças que causam perda de anos de vida saudável.
Ao final da palestra os internos foram examinados pelos profissionais de saúde, com aferição de pressão arterial, e verificação de glicemia capilar.