Em agosto de 2018 a Lei Maria da Penha comemora 12 anos e é em função desta data que passou a existir, desde o ano passado, o Agosto Lilás, uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher que envolve secretarias municipais e estaduais e, sobretudo, as escolas do país.
A sociedade brasileira não pode mais se calar e ninguém pode se omitir: o feminicídio é uma realidade no país e combater a morte e a violência contra a mulher é uma tarefa de cada um de nós. Reiterando as ações do MPS , a equipe de saúde da Socializa do Conjunto Penal de Lauro de Freitas, realizou no dia 31/08/2018 uma ação para os funcionários abordando o tema sobre o Agosto Lilás, buscando combater a violência contra a mulher, elucidar duvidas . foram elaborados e distribuídos folders informativos sobre os tipos de violência e a importância de denunciar e interferir ao presenciar uma mulher ser agredida.
Afinal “Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim!”, O serviço do número 180 é gratuito, funciona 24 horas por dia e preserva o anonimato a quem denuncia.