Notícias

social1

MUSICOTERAPIA É UTILIZADA COMO FERRAMENTA DE RESSOCIALIZAÇÃO NO CPBA

O Setor de Psicologia do Conjunto Penal de Barreiras, juntamente com as estagiárias de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, desde fevereiro de 2019 vem desenvolvendo o Projeto Musicoterapia na unidade. O projeto desenvolve um trabalho psicoeducativo, usando como base a cultura e a arte de forma coletiva, porém, levando em consideração a subjetividade de cada um.

A atividade constitui em ouvir, ler e interpretar músicas, utilizando-se também de poemas, contos, trechos de livros etc., proporcionando aos internos um momento de reflexão e explanação dos seus pensamentos e sentimentos.

A música e outros textos podem despertar sentimentos e múltiplas interpretações sobre o que está sendo contado, a depender de quem está ouvindo, e isso pode resultar em insights sobre as vivências pessoais e únicas de cada indivíduo que possam contribuir para a ressocialização dos mesmos.

Por ser uma atividade em grupo, ainda proporciona a contemplação de opiniões e sentimentos semelhantes, mas também divergentes. A intervenção ainda pode proporciona o desenvolvimento de potencialidades adormecidas, estimulando a criatividade e espontaneidade do interno.

Essas atividades podem promover também a ampliação de conhecimentos que vão ao encontro de habilidades intelectuais, aguçando a percepção e favorecendo o autoconhecimento de uma forma artística e lúdica, que a música e outras raízes culturais, como poemas e contos, podem propiciar.

Neste sentido, a atividade é realizada na sala de estudo, contempla grupo de 06 (seis) a 08 (oito) participantes. Os internos são convidados a sentarem-se em círculo no chão junto com as mediadoras (psicóloga e estagiárias de psicologia), onde por meio de caixa de som portátil são transmitidas músicas escolhidas de acordo com o tema proposto para cada encontro.

A letra da música é impressa e distribuída para cada interno, onde após acompanhar a melodia, conseguem se expressar, realizar associações e reflexões conforme sua história de vida, suas ações e pensamentos, bem como externar planos e criar alternativas extramuros.

Arquivos
Reeducandos de Itabuna produzem ovos de Páscoa para doação
Campanha de vacinação contra influenza no conjunto penal de Itabuna beneficia 1187 pessoas, entre internos e colaboradores.
Visita do Secretário com apresentação de roda de leitura e início de atividade de percussão.
Cinema no Cárcere no Conjunto Penal de Lauro de Freitas – CPLF
Educação e ressocialização: Artigo do Secretário da SEAP destaca avanços no sistema prisional de Itabuna

Internos do Conjunto Penal de Itabuna participaram, entre 7 e 11 de abril, de uma oficina de produção de ovos de Páscoa. A ação, parte do projeto “Confecção de Ovos

//
23 de abril de 2025

Nesta semana, o Conjunto Penal de Itabuna, cogerido pela Socializa em parceria com o governo do estado da Bahia, realizou a campanha de vacinação contra a influenza, beneficiando 1.187 pessoas,

//
16 de abril de 2025

Em 04 de abril de 2025 o Conjunto Penal de Lauro de Freitas é  palco do "Projeto Percussivo", atividade de percussão para homens privados de liberdade no Conjunto Penal. A

//
5 de abril de 2025

O mês de abril foi aberto com atividades destinadas ao lazer em diálogo com a psicoeducação. Entre os dias 01 e 02 do presente mês e ano a equipe pedagógica

//
4 de abril de 2025

O Conjunto Penal de Itabuna tem se consolidado como referência em ressocialização na Bahia. Em artigo publicado no jornal A Tarde, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado,

//
31 de março de 2025