Oficina de Grafite do Projeto Piloto “Arte Liberta” é realizada no Conjunto Penal de Vitória da Conquista

No dia 13 de setembro o Conjunto Penal de Vitória da Conquista realizou a Oficina de Grafite do Projeto Piloto “Arte Liberta”. O objetivo do projeto é trabalhar o poder transformador da arte através do grafite e do desenho.

Nesta oficina oito internos assistiram à aula e receberam orientações do artista visual voluntário, Manolo Araújo, que trabalhou autonomia e comunicação através da arte. A oficina foi dividida em um momento teórico e outro prático, onde os reeducandos tiveram a oportunidade de praticar grafitando uma das paredes da sala de aula. “A proposta é trazer caminhos de criatividade através do fazer artístico para que no processo de ressocialização os reeducandos encontrem outras formas para exercitar talentos que estão dentro deles”, afirma Manolo.  

Para o diretor da Unidade, Major Edmário Araújo, “o projeto é uma oportunidade para aqueles que estão privados de liberdade voltarem à sociedade exercendo uma atividade ou empreendedorismo”.

Os reeducandos receberam certificado de participação e um dos desenhos feitos por eles foi premiado com uma obra do artista. Para o reeducando Arnaldo*, “o projeto é uma oportunidade de praticar o grafite e o desenho, algo que eu fazia desde pequeno, e de expressar meus sentimentos através da tinta”. A proposta é que o projeto possa ser ampliado para outros artistas.

*Nome fictício usado para preservar a identidade do interno.