A Socializa inicia operacionalização da retomada das visitas sociais nas unidades que administra

O início do mês de agosto marcou a retomada das visitas sociais nas unidades prisionais de todo o estado. A Socializa – Soluções em Gestão, que administra cinco unidades em regime de cogestão com o Governo do Estado da Bahia, garante o êxito da retomada nessas unidades com uma grande operação, envolvendo centenas de colaboradores do Serviço Social, dos postos de saúde penitenciários e da Segurança, para que tudo ocorra dentro da normalidade.

A retomada da visitação cumpre determinação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), e observa todos os protocolos de segurança preconizados pelas autoridades sanitárias. O gerente corporativo operacional da Socializa, Renê Almeida, salienta que todas as unidades possuem a infraestrutura necessária para a retomada com segurança, onde profissionais e visitantes têm livre e constante acesso aos equipamentos disponibilizados para a higienização, bem como são orientados a realizar a higienização com a máxima frequência possível e sempre que necessária.

Apenas na Unidade de Itabuna, cerca de 900 internos serão beneficiados. No primeiro dia de visitas na Unidade foram registrados 127 visitantes que adentraram para um dos pavilhões. Ao longo da semana serão realizadas as visitas dos demais pavilhões e anexos, de modo que, na sexta-feira (6), todos os re-educandos tenham sido contemplados, de forma segura.

A Unidade de Itabuna tem 100% de cobertura vacinal entre os re-educandos, que já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19. Entre os funcionários e servidores, todos já receberam pelo menos uma dose. Na Unidade de Lauro de Freitas, os re-educandos também receberam cobertura vacinal da primeira dose contra a Covid-19 e foi iniciado o protocolo de vacinação para a segunda dose. Nessa etapa da retomada, é permitida a entrada de um visitante por interno.

Protocolos

Em todas as unidades foram observados os protocolos de distanciamento social, que preveem apenas um visitante por interno, desde que devidamente indicado por este e identificado pelas equipes do Serviço Social. As janelas de visitas se darão a cada 15 dias após o início de cada etapa, desde que a situação epidemiológica esteja controlada em todo o estado, obedecendo a determinação do Governo do Estado.

Na mídia

Matéria sobre o assunto foi veiculada na na TV Santa Cruz (afiliada da Rede Bahia/TV Globo), no blog local de Itabuna, O trombone, e também no canal digital TVI.

Equipe Socializa Brasil em Itabuna
Retorno das visitas em Lauro de Freitas.