CPMS PROMOVE AÇÃO ESPECIAL DURANTE OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também a oferta de conteúdos de promoção e prevenção à saúde da mulher, além de ser um movimento de luta pelos direitos ao acesso à saúde pública.

O câncer de mama é um tumor maligno que acomete o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns nas mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Assim,  a realização do autoexame das mamas e axilas é muito importante para a percepção de alteração na saúde mamária. Ele deve ser feito após 7 dias da menstruação, período em que a mulher deve observar o aspecto das mamas e axilas frente ao espelho, realizar a apalpação durante o banho e deitada. Nesse processo, se alguma mudança for percebida, ela deve buscar acompanhamento com o Ginecologista, profissional que avaliará a necessidade de encaminhamento para realização da mamografia, pois é o principal exame de rastreamento da doença. A detecção precoce do câncer de mama aumenta significantemente as chances de cura.

No sentido de intensificar os cuidados no combate ao câncer de mama, no dia 08 de outubro o Conjunto Penal Masculino de Salvador promoveu um encontro destinado às mulheres colaboradoras da Unidade. Na ocasião, foi discutida a importância do fortalecimento do movimento e os cuidados necessários com a saúde; momento  marcado por muita descontração, onde foi entregue brindes temáticos e encerramento com um café da manhã.