CPBA INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE H1N1

Este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza teve início mais cedo. Apesar de o novo Coronavírus ser o centro das preocupações atuais, cabe reforçar a importância da vacinação como maneira de prevenir a gripe, principalmente nas pessoas mais velhas.

Sendo assim, desde a quinta-feira (26) iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Conjunto Penal de Barreiras. A primeira fase da campanha contemplou os idosos, por ser público prioritário, porém a próxima fase almeja contemplar toda população carcerária e colaboradores.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe da Coordenação Municipal de Imunização (COPIM), compareceu na unidade prisional a fim de imunizar os internos que acima de 60 (sessenta) anos de idade. Devido ao fato de os idosos sofrerem maiores consequências da gripe, a Organização Mundial da Saúde considera como estratégia eficaz campanhas anuais como forma te proteção contra o influenza.

É possível destacar que a vacinação é uma maneira de prevenir complicações relacionadas à saúde, sendo este fato essencial aos grupos de alto risco, como é o caso dos idosos, que geralmente são mais vulneráveis a gripes e ao desenvolvimento de demais complicações.

A gripe pode ser um problema de saúde evitável através da vacinação. E reforça-se que em tempos de coronavírus, é indispensável atualizar a carteira de vacinação para ampliar maneiras de proteção e prevenção de enfermidades.