CAMPANHA JANEIRO BRANCO MOBILIZA O CONJUNTO PENAL DE BARREIRAS

No decorrer do ano são realizadas diversas campanhas educativas que destinam cores representativas para cada mês. A Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar em evidência temas relacionados a prevenção e promoção de Saúde Mental com o propósito de realizar psicoeducação e expandir ações para redução do adoecimento psíquico. Por saber da importância de levar tais discussões e reflexões a todos os ambientes, o setor de Psicologia, com apoio dos demais setores, realizou no mês de janeiro ações voltadas a Saúde Mental no Ambiente Prisional.

O Janeiro Branco oportunizou a realização de intervenções psicoeducativas com internos, familiares e colaboradores. Houve a participação de palestrantes convidados, como Renilson Freitas e Ângela Maria para palestras com colaboradores da unidade prisional; acolhimento a famílias pelo setor de Psicologia e distribuição de folders educativos.

Foram realizadas, principalmente, atividades voltadas aos reeducandos, como orientações, grupos de acolhimento com participação do Cantor Paulo Winck (voz e violão), atividades físicas e, para fechamento das ações do mês, a ilustre presença do psicólogo, escritor, palestrante e idealizador da Campanha Janeiro Branco, Leonardo Abrahão. Ele trouxe, através de bate papo, uma palestra com o lema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. O momento foi apreciado pelos reeducandos e colaboradores com muita atenção, entusiasmo e emoção, oportunizando o conhecimento, informação e reflexão, sendo colocado em evidência a saúde mental/emocional.

A Campanha foi de extrema importância para despertar na população do Conjunto Penal de Barreiras uma reflexão sobre si, sobre a vida, os sentimentos, emoções, dificuldades e possibilidades/estratégias e enfrentamento e soluções. A programação cumpriu o objetivo, de despertar a todos para a importância de falar sobre saúde mental e, principalmente de ampliar as ações contínuas que possibilitem o autoconhecimento e ampliação da qualidade de vida.