DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO NO CPMS

Os setores de Educação Física e Pedagogia do Conjunto Penal Masculino de Salvador organizaram nos dias 27 29 de Novembro, uma atividade dinâmica e reflexiva sobre a temática do Dia da Consciência Negra e Capoeira, como símbolo de luta e resistência da cultura negra na sociedade.

A ação foi ministrada dentro dos solários nos pavilhões da unidade, onde foi ministrada uma palestra com a pedagoga do CPMS, professora Dione dos Santos, no qual destacou o conceito histórico da data bem como sua reflexão na contemporaneidade.

Segundo a professora Dione, “essas atividades possibilitam às pessoas em situação de privação de liberdade a reflexão sobre o seu papel na sociedade e seus direitos, independente da cor da pele, se posicionando contra o racismo ou qualquer outra forma de preconceito e descriminação”.

Em outro momento, o professor Alex Pereira, de Educação Física do CPMS, ministrou uma dinâmica com o tema da Capoeira como esporte e cultura, explicando o conceito e a prática da Capoeira, bem como seu valor histórico e cultural. Segundo o professor Alex, “ações como estas são importantes para conhecimento, apropriação e valorização da cultura”.