SESSÃO DE CINEMA ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO NOVEMBRO AZUL NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA

As atividades do Novembro Azul, mês dedicado à saúde masculina no Conjunto Penal de Itabuna (CPI) foram encerradas na sexta-feira (22), com uma sessão de cinema para internos de um dos pavilhões da unidade. A exibição do filme Desafiando Gigantes (2006) levou aos reeducandos uma mensagem motivadora, de fortalecimento do espírito frente as dificuldades do cotidiano de cada um.

         O mês foi movimentado. No dia 11, diversos serviços de saúde foram oferecidos aos internos. Naquela primeira etapa, foram realizadas palestras a respeito da prevenção ao câncer de próstata, bem como exames de glicemia, aferição de pressão arterial, e vacinação contra hepatites B e C, além de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a exemplo de sífilis, hepatites e HIV/Aids.

         Num segundo momento, os atendimentos foram com os médicos Júlio Brito (urologista) e Antônio Lisboa (infectologista), que realizaram exames de toque retal (próstata) e atendimentos relacionados às ISTs.

         “A culminância foi com o projeto Cinema Legal, que dessa vez levamos para o público masculino, e obtivemos o mesmo sucesso verificado com o público feminino, que foi para quem o projeto foi direcionado, inicialmente”, destaca a coordenadora do Corpo Técnico do CPI, Genice Lacerda.