Conjunto Penal de Lauro de Freitas realiza ação em comemoração ao Dia das Crianças em parceria com a Universal nos Presídios (UNP)

No último dia 12 foi realizado no Conjunto Penal de Lauro de Freitas evento em comemoração ao Dia das Crianças. A ação fez parte da comemoração nacional realizada pela Universal nos Presídios que distribuiu cerca de 100 mil brinquedos em todo o país. Na Bahia, a UNP contou com mais de 3.500 voluntários. 

A estrutura para o evento contou com parque de diversões, música, distribuição de lanches e brinquedos. “Nós sabemos o quanto esse dia é importante para eles. Diante dessa situação, nós montamos uma estrutura para oferecer à criança um momento de alegria e muita diversão porque muitas delas são obrigados a amadurecer muito cedo para encarar a realidade de ter um familiar privado de liberdade, além de sofrerem discriminação”, afirmou pastor Márcio da Silva, coordenador da Universal nos Presídios.

O Conjunto Penal de Lauro de Freitas foi a única unidade do país onde as crianças puderam desfrutar da companhia dos pais durante a comemoração. Para o Diretor da Unidade, Archimedes Neto, a ação faz parte do processo de reinserção dos internos: “A gente vem de um período duro, de quase um ano e meio sem nenhum tipo de visitação das crianças. Quando a Igreja Universal trouxe a proposta, ela foi comprada pela Unidade e socializada com nossa Superintendência e Secretaria. Somos uma Unidade que não teve nenhum interno acometido com a COVID e continuamos com as barreiras sanitárias e protocolos de prevenção. Essa ação faz parte do processo de reinserção dessas pessoas que estão privadas liberdade, mas que não perderam a dignidade humana, então é um dia de festa”.

Cerca de 33 crianças e 28 familiares participaram da ação. Para um dos internos esse também foi um momento para revisitar a infância: “Um momento maravilhoso de voltar também à infância, de brincar com os nossos filhos, ter essa brincadeira, de estar junto com a nossa família. É um momento único”, disse.