Socializa Brasil realiza ações de valorização da vida no Setembro Amarelo

Em 2015, o Centro de Valorização da Vida – CVV, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria iniciaram o Movimento Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização a respeito da prevenção do suicídio que tem como proposta associar a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Desde então escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento em todo o Brasil. São diversas as maneiras de apoiar o movimento, seja no compartilhamento de informações sobre como procurar ajuda, aderindo ao laço amarelo, caminhadas ou passeios, tudo para despertar a atenção sobre o tema e contribuir para a conscientização da população.

Pensar em suicidar-se é mais comum do que se imagina. Segundo o CVV, em pesquisa realizada pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

Mesmo ainda sendo um tabu para muitas pessoas, uma das primordiais maneiras de prevenir o suicídio é a educação. Por isso, a Socializa valoriza a importância e adere ao movimento que já impactou a vida de muitas pessoas e todo ano, no mês de setembro, desenvolve ações voltadas à valorização da vida nas unidades em que atua em cogestão com o Estado da Bahia. 

Este ano as unidades desenvolveram ações que foram desde palestras informativas, práticas de meditação e mindfulness, até métodos para que os participantes tivessem a oportunidade de “desabafar” o que os angustia.

Vale ressaltar que o CVV dispõe de serviço gratuito e 24h para dar suporte e apoio voluntário a quem precisa. Basta ligar para o número 188 ou acessar  www.cvv.org.br.

Ação de valorização da vida no Conjunto Penal de Barreiras
Ação de valorização da vida no Conjunto Penal de Lauro de Freitas
Ação de valorização da vida no Conjunto Penal de Lauro de Freitas
Ação de valorização da vida no Conjunto Penal de Vitória da Conquista